Buscar

23/12/2016 às 14:02, Atualizado em 23/12/2016 às 15:25

Referência no Ideb, Educação de Nova Andradina encerra 2016 com investimentos e conquistas

Os investimentos também integram as iniciativas de sucesso da Educação.

Cb image default

Secretária Nair Aparecida Lorencini Russo elenca conquistas e premiações da Educação

Foto: Thiago Odeque/PMNA

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina encerra 2016 com conquistas que orgulham todos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Além da primeira posição nas séries finais no Ideb em Mato Grosso do Sul, superando a meta estabelecida para 2021, o reconhecimento nacional com o prêmio “Palma de Ouro”, outras avaliações também destacam a qualidade do Ensino da Rede Pública Municipal, a exemplo do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, que avaliou as políticas municipais da Educação e Assistência Social.

No primeiro dos indicadores, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Nova Andradina figura com a primeira colocação no Estado, nos anos finais. De acordo com os indicadores, o Ideb saltou de 5.2 para 5.7. Nos iniciais, com a terceira colocação do Estado, o índice avançou de 5.9 para 6.2. “Conquistas como essa vêm graças ao apoio incondicional que temos recebido do prefeito Roberto Hashioka somado ao empenho da nossa equipe, dos diretores, professores e de todos os funcionários que fazem parte da Semec”, frisou a secretária de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo.

Os investimentos também integram as iniciativas de sucesso da Educação. Na área de tecnologia, 150 novos computadores foram entregues às Salas de Tecnologia do município. A frota do transporte escolar também foi renovada, assim como 100% das salas de aula estão sendo climatizadas. Com reformas e ampliações, as unidades de ensino também receberam investimentos com a cobertura de quadras e construção de arquibancadas. A distribuição gratuita de uniformes é outra conquista. Somente este ano, mais de 14 mil uniformes foram entregues.

Com merenda de qualidade, a inclusão de peixe, iogurte e mel no cardápio, o município se destaca pelo acompanhamento do setor de Nutrição nas escolas. A Agricultura Familiar também é contemplada, fornecendo sua produção para a merenda escolar do município com. O índice de compras governamentais do setor é o dobro do determinado por lei, atingindo 62%.

Na área cultural, o município também figura com destaque nas últimas edições do Fetran, sempre consolidando as primeiras colocações no Festival Temático de Trânsito. A iniciativa integra uma série de projetos que fortalecem a educação, como o “Cultura de Mão em Mão”, as feiras de Geociências, o Projeto Scratch, a Pedalada pela Vida no Trânsito, a Festa das Nações, os Festivais de Bandas e Fanfarra, além das apresentações organizadas pela Fundação Nova-Andradinense de Cultura.

Destaque para a organização do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que levou 30 mil pessoas às ruas de Nova Andradina. Outro destaque é a criação da Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL), vinculada à Semec, que garantiu benefícios significativos à área esportiva, ao intensificar o calendário de eventos esportivos com campeonatos em diversas modalidades e também a FUNAC (Fundação Nova-Andradinense de Cultura).

O NTM também é referência. Com metodologia eficaz e atraente, o Núcleo de Tecnologias Municipal oferta formação direcionada à área, contemplando inúmeros profissionais, ao trabalhar com uma infinidade de recursos didáticos e ferramentas tecnológicas que promovem a inserção na cultura digital. Nesse quesito, também consta a adesão à plataforma “Você Aprende Agora”, com aulas de inglês gratuitas e que contempla todos os profissionais da Educação.

Outro ponto forte da rede, tem sido os investimentos na formação de professores. “Por acreditarmos que para um ensino de qualidade é preciso formar profissionais mais preparados, buscar dar condições para que nossos educadores estejam preparados para fazer a diferença em sala de aula”, reforça Nair.

Integram a lista de inovações, a sala de apoio pedagógico, que conta com profissionais especializados para o atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagem. Na área de Educação Especial, o Numesp oferta atendimento promovendo a inclusão da pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e superdotação. O objetivo é a plena e efetiva participação dos alunos na escola e na comunidade.

Quanto à construção e aprovação do 1º Plano Municipal de Educação, foi elaborado de forma democrática e participativa e considerado um momento ímpar e histórico, com os encaminhamentos e efetivação de metas e estratégias a curto prazo já sendo executadas. Também de iniciativa do município, a Avaliação da Secretaria Municipal de Educação, a Avamse, sistema de avaliação próprio que trabalha as habilidades previstas na Matriz de Referência do MEC.

“A política da rede é o trabalho em equipe, por considerarmos que o saber ocupa outros campos e, desta forma todos contribuem para o crescimento e eficácia da gestão, dividindo-se responsabilidades e somando esforços em prol dos objetivos em comum”, conclui.

PREMIAÇÕES – Entre as premiações conquistadas pela Semec ao longo da gestão, destaca-se a inclusão na lista das “100 melhores Secretarias de Educação do Brasil”, pela União Brasileira de Divulgação (UBD). A comenda de “Ordem ao Mérito de Educação e Integração”, concedida pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração de São Paulo”, Menção Honrosa no Prêmio “Palma de Ouro”, em 2015 e 2016 , pela Empresa Premium Brasil Group de Santa Catarina – SC e em 2015, o prêmio “As 30 melhores Secretarias da Região Centro-Oeste”.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.