Publicado em 02/09/2016 às 14:00, Atualizado em 02/09/2016 às 11:34

PTB recorrerá decisão judicial para salvar candidaturas em MS

25 candidatos a vereador do partido tiveram registros impugnados

Redação,

O presidente regional do PTB, Nelsinho Trad, informou que vai recorrer da decisão do juiz da 53ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Marcelo Andrade Campos Silva, que impugnou a candidatura a vereador de 25 integrantes do seu partido por “filiação partidária em desacordo com o estatuto”. A situação está acontecendo em todo o País devido a janela partidária aberta no meio deste ano. No município de Taquarussu, quatro candidatos ao legislativo estão na mesma situação. Em Batayporã, um candidato do partido renunciou a candidatura.

Cada juiz eleitoral tem uma interpretação para a questão levantada pelo Ministério Público Eleitoral. No caso do PTB a discussão é sobre a divergência do estatuto da legenda, que só permite a candidatura de quem é filiado há mais de um ano, contrapondo a legislação da janela que permite mudança de sigla até seis meses antes da eleição.

“Alguns juízes entenderam que deveriam impugnar, outros não. Ganhamos o caso em Aquidauana, Aparecida do Tabuado e Santa Rita do Pardo. Em outros municípios perdemos, como é o caso de Campo Grande, mas vamos recorrer”, afirmou Nelsinho. Em nota ele disse respeitar a decisão do magistrado, mas que como há decisões favoráveis ao PTB em diferentes cidades do Estado, “fica evidenciado nosso entendimento que iremos reverter essa decisão”.

Durante a janela o partido ampliou sua bancada na Casa de Leis com a entrada de Otávio Trad, Edil Albuquerque e Francisco Saci. Já faziam parte da legenda Chocolate e Edson Shimabukuro. Nenhum dos cinco estão envolvidos na impugnação solicitada pelo MPE. A expectativa é que a situação se resolva antes das eleições, dia 2 de outubro.

Fonte - Correio do Estado