Publicado em 26/11/2012 às 13:58, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Pronatec já atingiu 5,4 mil matrículas no Senai do Estado

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

Ao se referir ao Pronatec (Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego) na manhã desta segunda-feira (26/11) no programa de rádio “Café com a Presidenta”, a presidente Dilma Rousseff informou que o Programa já atingiu, em um ano, 1,1 milhão de matrículas nos cursos técnicos, de aprendizagem profissional e de qualificação do Senai. Em Mato Grosso do Sul, conforme o diretor-regional Jesner Escandolhero, são 5.431 matrículas até outubro deste ano, das quais 2.570 matrículas são de cursos de qualificação profissional e 2.861 são de cursos de habilitação técnica.

“Os números demonstram que o Programa tem contribuindo, de maneira decisiva, no aumento da atuação do Senai no oferecimento de cursos de formação profissional para as indústrias de Mato Grosso do Sul”, avaliou Jesner Escandolhero. “O Pronatec integra o empenho de solucionarmos um dos nossos principais gargalo, que é a formação de pessoas para o mercado de trabalho, contribuindo para melhorar a competitividade das indústrias sul-mato-grossenses e transformar positivamente a vida das pessoas”, pontuou.

Para a presidente Dilma, "para ter uma indústria forte, o país precisa de mão de obra qualificada e de técnicos bem formados" e a parceria entre o Governo Federal e o Senai proporciona essa geração de jovens e trabalhadores em cursos de alta qualidade e sintonizados com as necessidades da indústria. “Só neste ano, o país já tem 2,2 milhões de jovens e trabalhadores nos cursos do Pronatec”, afirmou.

Investimentos

Ainda de acordo com ela, o Governo vai financiar R$ 1,5 bilhão para o Senai investir na construção de 53 novas escolas e também na modernização e na ampliação de 251 escolas já existentes para criar 8 milhões de vagas nos cursos técnicos e de qualificação profissional até 2014. Em Mato Grosso do Sul, serão investidos R$ 74 milhões na construção do Instituto Senai de Inovação de Biomassa, em Três Lagoas, do Instituto de Tecnologia em Automação, Energia, Alimentos e Bebidas, em Dourados, além da aquisição de duas novas unidades móveis – uma de mecânica diesel e outra de colheita florestal – e reforma e modernização das unidades já instaladas em 12 municípios.

No caso do Instituto Senai de Inovação de Biomassa (ISI Biomassa), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, já recebeu do superintendente regional do Patrimônio da União no Estado, Mário Sérgio Sobral Costa, a área para a construção do empreendimento em Três Lagoas. Com as obras começando no próximo ano, o ISI Biomassa permitirá a atualização e a qualificação dos pesquisadores para gerar conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras da indústria.

“Com atuação transversal no campo da biomassa, o Instituto pretende atender a todos os setores da indústria e às demandas específicas de cada região do País em áreas como energias renováveis, cosméticos, fármacos e fármacos veterinários, alimentos para animais com combinação de biomassa para rações, química fina e resíduos industriais”, disse Jesner Escandolhero. Ele acrescenta que todo o processo de implantação, certificação e avaliação do trabalho do ISI Biomassa será acompanhado pelo Instituto Fraunhofer, da Alemanha, instituição que congrega 60 centros de pesquisa em todo o mundo e presta serviços para importantes indústrias alemãs da área da tecnologia.