Buscar

18/05/2023 às 06:32, Atualizado em 17/05/2023 às 17:34

Projeto de Resolução de Hashioka cria comenda em homenagem à comunidade japonesa de Mato Grosso do Sul

O parlamentar destacou que, em 18 de junho deste ano, serão comemorados 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Cb image default
Foto: Adriana Viana

Na sessão plenária desta quarta-feira, 17, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou projeto de resolução que cria a “Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa”, em alusão ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei Estadual 1.979/1999, comemorado anualmente em 18 de junho.

De acordo com o texto proposto, a honraria será concedida pela Assembleia Legislativa à personalidade integrante ou descendente de japoneses, bem como a entidades pertencentes à colônia japonesa que prestam relevantes serviços à sociedade.

Denominada “Terra do Sol Nascente”, em referência à origem da palavra “Japão” (Nippon), que significa origem do sol, a comenda será entregue anualmente na semana do Dia da Comunidade Japonesa, em Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, especificamente para comemoração do evento, e será constituída de Medalha e Diploma contendo as bandeiras nacionais brasileira e japonesa.

Conforme justificativa, o dia 18 de junho foi estabelecido como o Dia da Imigração Japonesa por ter sido nessa data, no ano de 1908, que o primeiro navio (Kasato Maru) aportou no Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos (SP). Desde então, os nipo-brasileiros muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Brasil e fortalecimento das relações entre Brasil e Japão.

O parlamentar destacou que, em 18 de junho deste ano, serão comemorados 115 anos da imigração japonesa no Brasil. “A comunidade japonesa tem uma participação efetiva no desenvolvimento do nosso Estado e também no País. Eu me sinto muito honrado de ser descendente desse povo que é muito trabalhador, muito responsável e bastante dedicado em suas atividades”, destacou Hashioka.

Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.