Publicado em 24/01/2013 às 06:20, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Programa de Apoio Nutricional contempla 80 famílias de Nova Casa Verde

Projeto foi implantado pela Prefeitura de Nova Andradina em 2008

Redação, Assessoria

Com cinco filhas, a dona de casa Lena do Nascimento foi uma das beneficiadas pelo Programa de Apoio Nutricional (Plan) desenvolvido pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias). O projeto teve início em 2008 e, de lá para cá, contempla todos os meses cerca de 80 famílias e mais de 130 crianças do distrito Nova Casa Verde.Por meio da distribuição de leite em pó, a medida tem o objetivo de reduzir deficiências nutricionais, desencadeando ações que contribuam para a redução dos índices de morbidade, mortalidade e desnutrição infantil. “É muito bom esse leite para as crianças. As crianças precisam muito de leite e existem famílias que não tem condições de comprar”, comenta Lena.A exemplo da dona de casa, diversas mães cadastradas compareceram na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Nova Casa Verde, nesta quarta-feira (23), para participarem da primeira entrega do benefício em 2013. “A gente não vê que é apenas uma entrega, o nosso foco é a melhora da saúde da criança”, enfatizou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia.

De acordo com a gestora, a previsão é de que o atendimento possa ser ampliado no decorrer do ano. “Pretendemos melhorar bastante com carteirinhas mensais, visitas domiciliares, palestras, uma brinquedoteca para as crianças e cursos profissionalizantes para as mães”, citou Maria Eugênia.
Para a secretária, a iniciativa da Prefeitura de Nova Andradina vai além de um projeto assistencial. “É um programa nutricional. Temos vários depoimentos de mães que comentam como as crianças voltaram a comer e de como passaram a ter outra vitalidade”, ressaltou.
A coordenadora do Peti de Nova Casa Verde, Sônia Maria de Barros, também destacou os benefícios do Programa de Apoio Nutricional. “Este projeto do Governo Municipal é muito importante, pois assim nós podemos dar assistência alimentar para as crianças”, frisou a educadora.