A premiação aos alunos que foram destaque nas salas de aula no ano de 2012 tem incentivado estudantes da Rede Estadual de Ensino na dedicação diária dos estudos. É o que garante a diretora da Escola Estadual Semíramis Benevides da Rocha do município de Coxim, Silvana Tereza Vendruscolo.A solenidade marcou nesta sexta-feira (21) o encerramento da entrega da premiação do governo do Estado aos melhores alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Foram premiados estudantes que apresentaram melhor desempenho escolar em 2012 de Coxim e alunos de outros sete municípios. Os 701 prêmios (tablet de 8 polegadas para o primeiro colocado, tablet de 7 polegadas para o segundo colocado, e bicicleta para o terceiro colocado) contemplaram ainda estudantes de Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Há oito anos à frente da unidade escolar a diretora Silvana Tereza Vendruscolo tem acompanhado a evolução do investimento do governo do Estado na garantia da premiação, uniformes e kits escolares. Vi o prêmio e toda essa melhoria nascer. Este governo tem incentivado a cada dia a educação pública no Estado, afirmou a diretora da unidade escolar.Para ela a escola atual tem papel consolidado, e com a premiação os alunos e professores têm correspondido para melhoria do cenário educacional. Os alunos estão se dedicando mais, as famílias com a instituição deste prêmio estão mais presentes e, consequentemente, o ensino tem apresentado mais qualidade, salientou Silvana.A cobrança da assiduidade escolar, das notas nas provas e da qualidade do ensino tornou-se rotina para os pais e professores da Rede Estadual. Temos percebido uma melhora no desempenho da escola como um todo e dos alunos em sala de aula. Muitos alunos mudaram até o seu comportamento em decorrência da disputa. Os professores estão mais atentos, mais cuidadosos na questão das notas e das avaliações e têm se empenhado ainda mais em decorrência da cobrança que tem recebido dos pais. O prêmio é bom pois contempla quem realmente é bom, detalhou a diretora.
A qualidade do ensino e os moldes do programa Escola Para o Sucesso servem de exemplo para a atual administração do município de Coxim. O prefeito Aluízio São José pretende implantar um programa semelhante para incentivar e valorizar os estudantes das escolas municipais, já para o próximo ano, e também premiar os alunos. Esta premiação tem proporcionado uma melhoria na qualidade de ensino e das escolas públicas. A meritocracia da educação traz benefícios e reconhece o desempenho dos alunos. Conseguimos perceber nos olhos e no sorriso de cada estudante que recebe este prêmio o avanço significativo que ele tem representado na vida das pessoas. A educação é garantia de vida melhor e de valores mais sólidos, contabilizou o prefeito de Coxim, que fez a entrega, em parceria com técnicos da Secretaria de Educação. O governador André Puccinelli estava com agenda marcada ao município, mas não pode comparecer em função do mau tempo.
A pequena Vitória Tonsica Marcato, de 10 anos, era só alegria com a premiação. A primeira colocação e um tablet de oito polegadas vêm para reconhecer a dedicação da estudante. Ser premiada é muito bom. Esta é a segunda vez que eu ganho. O ano passado eu já tinha ganhado um tablet e agora vou ganhar outro. Não importa se o prêmio é o mesmo, para mim o que conta mesmo é ser reconhecida e ter estímulo para estudar, por saber que eu posso ganhar, comemorou a estudante.
Vitória lembra ainda que o comportamento dos colegas de classe mudou depois que a premiação começou a ser entregue. Tinha aluno que não estudava e agora está estudando mais. Mesmo sendo um dever da gente estudar, ganhar um prêmio por causa disso estimula mais ainda, conta, toda desenvolta ao falar da premiação e do orgulho que está sentindo por ser premiada.
A premiação faz parte do Programa Escola para o Sucesso, que em 2013 já beneficiou 14.730 estudantes. O governador André Puccinelli visitou escolas da Capital e do interior do Estado para entregar aos três melhores estudantes de cada ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) das 362 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul os prêmios em reconhecimento ao seu esforço, dedicação nos estudos e frequência nas aulas. As entregas aconteceram erm todo o Estado nos meses de maio e junho.