Publicado em 25/12/2023 às 12:19, Atualizado em 25/12/2023 às 10:33
Valorizando o diálogo, Lula reforçou a importância de permanecer unidos em 2024 em prol do Brasil
Em um pronunciamento de Natal realizado na noite deste domingo (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) refletiu sobre os feitos do primeiro ano de seu terceiro mandato, destacando conquistas e expressando o desejo de restaurar a paz e a união entre os brasileiros.
Lula lembrou da vitória da democracia após desafios enfrentados em 8 de janeiro. Valorizando o diálogo, Lula reforçou a importância de permanecer unidos em 2024 na construção de um país mais desenvolvido, fraterno e justo para todas as famílias.
"Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido, mais fraterno e mais justo para todas as famílias", disse.
Lula caracterizou o ano de 2023 como um período de reconstrução e plantio, destacando a criação de condições para uma colheita generosa em 2024. Entre os avanços mencionados estão o retorno de políticas sociais como o Bolsa Família, o crescimento do PIB acima das expectativas e a geração de 2 milhões de empregos com carteira assinada. O presidente ressaltou o aumento do salário mínimo, a igualdade salarial entre homens e mulheres e a aprovação da reforma tributária com a taxação dos super ricos.
O mandatário enfatizou a projeção internacional do Brasil em fóruns importantes, abordando temas como o combate à fome, desigualdade e emergência climática. Com o crescimento da economia, o Brasil alcançou a nona posição no ranking do PIB mundial, subindo três posições. O presidente ressaltou o papel do país como potência na produção de energia renovável e a redução do desmatamento na Amazônia.
O presidente encerrou seu pronunciamento reafirmando o compromisso de superar expectativas em 2024. "Vamos trabalhar fortemente para superar, mais uma vez, todas as expectativas", disse Lula, que afirmou que o Plano Safra 2023/2-24 é o maior da história, e que a Nova Política Industrial e o novo PAC vão gerar mais empregos e melhores salários".