Publicado em 24/12/2024 às 09:29, Atualizado em 23/12/2024 às 20:04
“É fofoca de gente que quer tentar enfraquecer o PT”, diz deputado federal
Com duas vagas ao Senado em disputa, o ano de 2026, que ainda parece distante para a maioria, já fomenta especulações políticas.
Conforme apurado pelo Campo Grande News, o PT pode abrir mão da disputa ao cargo de senador para beneficiar Simone Tebet (MDB), atual ministra do Planejamento. Desta forma ela seria candidata ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul, apesar de na última eleição presidencial ter sido a terceira mais votada.
Nome do Partido dos Trabalhadores ao Senado, o deputado federal Vander Loubet nega a possibilidade de abrir mão da disputa em prol de Tebet, que já foi senadora.
“É fofoca de gente que quer tentar enfraquecer o PT. Até existe a possibilidade de eu buscar a reeleição, mas isso não depende desse desenho que você citou [apoio à Simone], depende apenas da conjuntura política”, afirma o parlamentar.
Vander relata que tem reafirmado e reforçado a pré-candidatura ao Senado em 2026. “Inclusive, estive no fim de semana em Dourados para algumas agendas e aproveitei para me reunir com os companheiros e companheiras da cidade para dialogar sobre essa questão. Ou seja, já comecei a construir o apoio dentro do partido à minha candidatura. E essa reafirmação que fiz foi muito bem recebida no PT de Dourados, assim como espero que seja bem recebida em todos os municípios”.
Em seu favor, Vander Loubet também contabiliza o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nosso trabalho em Brasília tem sido incansável para trazer melhorias para o Mato Grosso do Sul e estou confiante de que vou poder fazer ainda mais como senador. E para esse projeto eu conto com um aliado estratégico, que é o presidente Lula, que está muito focado em fortalecer a representação do PT no Congresso Nacional, principalmente no Senado”, diz o deputado federal. A reportagem não conseguiu contato com Simone Tebet.
Agendas em MS – Neste ano, a ministra Simone Tebet esteve em Mato Grosso do Sul para acompanhar o presidente Lula e apresentar palestras sobre rotas de integração econômica, como a Bioceânica, que cruza MS com destino ao Chile.
Porém, neste mês, os compromissos foram com políticos. Na segunda-feira (dia 16), Simone Tebet participou, ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB), da solenidade de entrega de 77 viaturas às forças policiais, realizada no Comando da PM (Polícia Militar). A aquisição dos veículos foi possível por meio das emendas parlamentares, encaminhadas via Fundo Nacional de Segurança Pública.
Na última sexta-feira (dia 13), a agenda foi com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). O encontro abordou a Rota Bioceânica.