As prefeituras de Mato Grosso do Sul pagaram o 13º salário do funcionalismo público, mas pelo menos 15 delas terão dificuldade em quitar o salário de dezembro.As informações são da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que não revela quais são as cidades que passam pelo empecilho financeiro.
Isso significa que os prefeitos destes municípios terão dificuldades no caixa logo no início de seus mandatos.A adversidade nos cofres já era esperada pelos prefeitos do interior por conta de 2012 ter sido marcado por quedas significativas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).No início do mês passado, prefeitos chegaram a paralisar as atividades, em protesto, por conta das dificuldades no fechamento do caixa.Ainda conforme dados da Assomasul, o rombo nas administrações municipais neste ano, por conta das quedas do repasse do FPM, chega a R$ 397,1 milhões.
À época da paralisação, o presidente da entidade, Jocelito Krug, lembrou que o maior culpado pela crise é o Governo Federal por conta da concessão de isenções, como do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carro zero e eletrodomésticos.
O tributo é um dos itens que compõem o FPM que, para muitos prefeitos, forma parcela significativa do orçamento. Diante do cenário, a reivindicação de prefeitos de todo País é que a União promova compensação das perdas financeiras.