Publicado em 27/11/2012 às 16:11, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Prefeitos e vereadores de mais de 30 cidades de MS discutem ação política de alta eficiência

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Denilson Pinto

Mais de 150 lideranças políticas, incluindo prefeitos de 30 municípios do Estado – incluindo os eleitos – e vereadores participaram ontem (27/11) do I Encontro de Lideranças Municipais – Largando na Frente, realizado no auditório do Grand Park Hotel. O evento foi idealizado pelo deputado estadual licenciado Carlos Marun e foi prestigiado pelos deputados Junior Mochi, Mara Caseiro e Márcio Fernandes. “Esta mobilização visa agregar conhecimentos e compartilhar ações eficazes entre todos aqueles que fazem política em seus municípios, independente de corrente pardidária, buscando eficiência administrativa”, destacou Marum.

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, destacou a importância do encontro, afirmando que este é o caminho para as lideranças políticas do Estado que procuram inovar na administração pública. “Esta troca de experiência é fundamental para os prefeitos e vereadores sanarem suas dúvidas e inovarem em obras e serviços para a população”, destacou.

Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande, aproveitou a oportunidade para lembrar o desafio dos prefeitos em administrar suas cidades, com a escassez dos recursos. “Os recursos federais diminuíram, mas a população cobra obras. Por isso é fundamental ser criativo e administrar a cidade de acordo com sua realidade financeira. Vivemos uma situação delicada. É muito importante um encontro como este, pois é a oportunidade que os prefeitos têm de compartilhar experiências positivas que deram certo em suas cidades”, afirmou.

Sobre o tema “Política Habitacional – Acabou o sonho – casa própria é realidade”, Carlos Marun, abordou detalhes sobre os projetos habitacionais executados pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras e o Governo Federal que vêm colaborando para diminuir significativamente o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul. “O desafio para os prefeitos é destinar grandes áreas para construção de novos loteamentos. Com esta contrapartida fica muito mais fácil realizar parcerias, contando com recursos estaduais e federais, para construir moradia digna. A habitação de interesse social voltou a avançar, apesar da crise. Basta ter bons projetos”, afirmou.

O encontro também contou com palestras de Disney Fernandes (Receita Própria – O segredo de um mandato bem sucedido), Carlos Marum e Cristiane Mochi (A Luta Continua – Estratégias de ação política independente de mandato) e Uilson Moralles e Edil Albuquerque (Vereador de Sucesso – Como realizar um mandato de resultados).