Marcada por grande emoção, a cerimônia de entrega de oito moradias populares do Programa Moradia Precária em Nova Andradina, realizada na manhã desta sexta-feira (22), foi um momento de celebração para as famílias agraciadas e as autoridades municipais presentes.
Realizado no auditório do Paço Municipal, o evento teve início com a exibição de um vídeo institucional mostrando as novas moradias, acompanhado por depoimentos das pessoas contempladas, em sua maioria, senhoras idosas que contribuíram para a sociedade nova-andradinense em diversas profissões essenciais.
Durante décadas, essas famílias vulneráveis viveram em lares precários, oferecendo riscos à sua integridade. A alegria de poder habitar em lares renovados, adaptados às suas necessidades, foi traduzida pela senhora Izabel Machado, moradora do bairro São Vicente de Paula, que expressou sua gratidão pelo sonho realizado.
“Hoje estou muito agradecida, com um sonho realizado, de ver minha casa nova no lugar da antiga, cheia de goteiras, com o telhado quebrado, que mais oferecia risco que proteção. E depois de muito trabalhar como lavadeira, empregada doméstica, encontrei a felicidade aqui em Nova Andradina graças ao nosso prefeito", disse Izabel.
A primeira-dama Joana Darc, em seu discurso, emocionou-se ao lembrar das visitas realizadas às famílias na companhia do prefeito Gilberto Garcia, ressaltando a importância da iniciativa para dar dignidade aos moradores e proporcionar um novo começo para suas vidas.
Luciano Leal, diretor da Agência Municipal de Habitação (AgehNova), enfatizou que ver a melhoria na qualidade de vida de cada família é extremamente gratificante. Ele compartilhou que o programa tem um impacto pessoal profundo, pois se trata de pessoas que enfrentaram desafios ao longo de suas vidas e agora têm a oportunidade de conquistar uma moradia digna.
A cerimônia foi encerrada pelo prefeito Gilberto Garcia, que agradeceu às parcerias que tornaram o projeto possível, desde a Câmara de Vereadores até o Governo do Estado, destacando o empenho conjunto para melhorar a qualidade de vida das famílias mais necessitadas.
"Estamos cumprindo um compromisso essencial com nossa comunidade, proporcionando moradias dignas e seguras para aqueles que mais precisam. Essa conquista é fruto de um trabalho colaborativo e dedicado de todos os envolvidos, e estou imensamente orgulhoso de fazer parte desse processo de transformação positiva em Nova Andradina", afirmou o prefeito.
O Programa Habitacional de Substituição de Moradias Precárias resgata a dignidade das famílias ao substituir estruturas precárias por residências seguras e confortáveis. Em Nova Andradina, o programa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
As moradias foram entregues para as seguintes famílias:
Maria de Lourdes Alves da Silva, na avenida José Heitor de Almeida Camargo, 2434;
Sandra Regina Rebetti, na Rua Anaurilandia, 122;
Maria de Lourdes Vasconcelos, na Rua Batayporã, 150;
Otacílio Chaves Oliveira, na Rua Joaquim Sampaio Neto, 402;
Solidária Maria Fiel de Sá, na Rua Senador Auro de Moura Andrade, 349;
Izabel Machado da Costa, na Rua Senador Auro de Moura Andrade, 2288;
Maria Dormelia dos Santos, na Rua Junishi Nakamura, 122;
José Ancelmo de Lima, na Rua Alcides Menezes de Faria, 918.
O programa é financiado igualmente pelos entes envolvidos (50% dos recursos do município e 50% do Estado) e consiste na construção de casas de alvenaria em substituição às casas precárias. Para mais informações, os interessados podem contatar a Agehnova, cuja sede está localizada na Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1010.
O presidente da Câmara, Leandro Fedossi, Márcio Andrade, representando o Governo do Estado, e os secretários de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, e de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado, reforçaram a cerimônia.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.