Termina na próxima quarta-feira (29) o prazo para pagar a quinta e última parcela do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor). O tributo, que é a segunda fonte de arrecadação do Estado, é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel (valor venal), multiplicado por sua alíquota.
Para 2024, foram lançados 898.515 carnês, para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul. A expectativa de arrecadação é de R$ 1,2 bilhão. O montante arrecadado é dividido em 50% com os municípios e é aplicado conforme o planejamento financeiro, que vai de pagamento de servidores até políticas públicas como educação, saúde, segurança, entre outros.
Quem estiver sem o boleto em mãos pode realizar a consulta de débitos por meio do site da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda): www.sefaz.ms.gov.br/ipva.
As novidades do IPVA 2024 ficaram por conta da isenção dos veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), possibilidade de pagar a 1ª parcela ou a cota única por meio do Pix e para os frotistas que receberam o benefício da redução de base de cálculo em 2023.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.