Buscar

06/03/2023 às 14:01, Atualizado em 06/03/2023 às 11:27

PP e União Brasil validam federação nos próximos dias e Tereza liderará em MS

A nova federação terá candidato único para disputar prefeituras em Mato Grosso do Sul nas eleições municipais de 2024

Cb image default
As senadoras Tereza Cristina (PP-MS) e Soraya Thronicke (União-MS) comandam as siglas em MS - Montagem Correio do Estado

Nos próximos dias, PP e União Brasil vão comunicar oficialmente a formação de uma federação entre ambos, a qual deverá se chamar União Progressista.

Em Mato Grosso do Sul, onde as senadoras Tereza Cristina (PP-MS) e Soraya Thronicke (União-MS) são as respectivas presidentes dos diretórios estaduais dos dois partidos, será criada uma coordenação para comandar a federação e, no momento, o nome cotado para ser a coordenadora no Estado é o da parlamentar do Progressista.

Segundo apurou o Correio do Estado, os dois partidos serão independentes, ou seja, Tereza Cristina continuará no comando do PP, enquanto Soraya Thronicke ficará à frente do União Brasil.

A coordenadora só entrará em cena quando for uma decisão que envolva ambas as siglas, isto é, a definição dos candidatos a prefeitos nas eleições municipais do próximo ano, por exemplo.

A reportagem apurou que a federação União Progressista terá candidato único, tanto PP quanto União Brasil não poderão ter candidato próprio, o escolhido terá de ser consenso entre as duas legendas.

Por enquanto, as fontes ouvidas pelo Correio do Estado dão como certo que Soraya Thronicke ficará no atual partido, pois, diferentemente de uma fusão, uma federação pode durar apenas um mandato de quatro anos.

O certo é que a federação já nasce forte em Mato Grosso do Sul, pois terá duas senadoras, um deputado federal (Dr. Luiz Ovando) e três deputados estaduais – Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União), e os dois progressistas têm a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e a liderança do governador Eduardo Riedel (PSDB) na Casa de Leis.

Além disso, serão 21 prefeitos (todos do PP), 10 vice-prefeitos (todos do PP) e 128 vereadores (78 do PP e 50 do União Brasil).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.