Publicado em 15/03/2012 às 14:41, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Comissão de Agricultura do Senado aprovou nesta quinta-feira (15) o requerimento do senador Antonio Russo (PR-MS) para que seja realizado, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, um amplo debate sobre a questão de terras degradadas, reflorestamento e sustentabilidade econômica. O evento vai integrar o Ciclo de Palestras da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. A comissão tem realizado seminários em várias partes do Brasil para debater com autoridades locais, federais e entidades de classe, as ações e programas governamentais voltados aos temas debatidos pelo colegiado.
Entre as pessoas sugeridas por Russo para participar da reunião em Campo Grande estão o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha, a secretária de Produção e Turismo de MS,Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Ricardo Vizentin, o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, entre outros especialistas e autoridades.
O local e a data da reunião ainda não forma definido
Ao justificar a iniciativa, o senador Russo ressaltou que 6% dos 6,5 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil estão no Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o estado está se tornando um dos principais pólos para essa atividade.
"Com a instalação de indústrias que utilizam madeira de reflorestamento e o lançamento do Plano Estadual de Florestas, o Mato Grosso do Sul tornou-se um ponto estratégico para o desenvolvimento da atividade, podendo atender à crescente demanda, sem prejuízo de outras atividades produtivas, uma vez que cerca de 9 milhões de hectares a área de pastagens degradadas podem ser aproveitadas com a silvicultura", afirma Russo.