Publicado em 11/08/2024 às 14:31, Atualizado em 11/08/2024 às 15:20

PMMS recebe novas viaturas e capacita policiais militares em curso do Promuse

O curso teve como objetivo de aprimorar as habilidades dos policiais militares

Redação,
Cb image default
Divulgação

Aconteceu ontem (09/08), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a solenidade de encerramento do Curso de Capacitação para Laborar o Promuse (Programa Mulher Segura), da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). O curso capacitou 488 policiais militares para atuarem na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

O curso teve como objetivo de aprimorar as habilidades dos policiais militares no atendimento às vítimas. Foram aplicados treinamentos em patrulhamento ostensivo motorizado, intervenção em situações críticas e fiscalização de medidas protetivas de urgência. Os capacitados são os alunos-soldados do 37º CFSD (Curso de Formação de Soldados) da PMMS.

Durante a solenidade, foi realizada a entrega de dez novas viaturas para o Promuse, visando reforçar o monitoramento das vítimas atendidas pelo programa nos municípios Três Lagoas, Amambai, Jardim, Ponta Porã, Dourados, Nova Andradina, Aquidauana, Maracaju e de Campo Grande.

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, disse que esta ação amplia os trabalhos que a Instituição, em benefício da população sul-mato-grossense.

Já o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, ressaltou que o estado tem avançado na prevenção aos crimes contra as mulheres. Aproveitou para parabenizar a PMMS pelo curso e pela capacitação realizada.

Por fim, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, disse sentir orgulha da Corporação, que a cada dia busca a qualificação do efetivo para atuar de modo repressivo e preventivo.

Durante o evento foram realizadas homenagens aos instrutores e personalidades que contribuem para o sucesso do Promuse. O Programa também faz parte da Operação Shamar, e atendeu, em 2023, 1.500 mulheres em todo o estado, sendo uma iniciativa no combate à violência de gênero.