Publicado em 22/05/2013 às 11:11, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
As lideranças do DEM se reuniram no início da semana para que o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) passasse o comando do partido para o deputado federal Luiz Henrique Mandetta. Durante a reunião, além do comando, foi discutido o rumo do partido, que agora promete independência.
A proposta de independência partiu do deputado Zé Teixeira, que não pretende ficar refém de decisões que vão contra o que a base eleitoral dele pretende. Para continuar, Zé Teixeira defendeu que o partido não esteja atrelado ao PMDB de André Puccinelli e Nelsinho Trad em 2014.
Ele teve a garantia de que o partido estará liberado para negociar o que for o melhor projeto para o partido. O Zé entende que com o Reinaldo (deputado federal Reinaldo Azambuja-PSDB) teremos a oportunidade de apresentar um projeto novo. O DEM vai acompanhar o projeto do PSDB, explicou o presidente do DEM em Campo Grande, vereador Airton Saraiva.
Segundo Saraiva, o partido pretende acompanhar o PSDB no projeto para 2014. Neste caso, não está descartada nem a aliança com o PT, do senador Delcídio do Amaral. Se tiver um projeto palpável, pode ter até uma aliança com o PT, afirmou.
O pedido de Zé Teixeira ao DEM é resultado da eleição para prefeito em Campo Grande. O deputado defendia apoio ao PSDB, de Reinaldo, mas foi voto vencido por Saraiva e Mandetta (primo de Nelsinho Trad-PMDB), que decidiram apoiar Edson Giroto. A derrota de Giroto também refletiu no desempenho do DEM, que acabou ficando do mesmo tamanho na Câmara de Campo Grande, com um vereador (Saraiva) representando o partido.
Está no parentesco de Mandetta com Nelsinho a dificuldade para Zé Teixeira continuar no DEM. Isso porque, dificilmente Mandetta aceitaria, por exemplo, apoiar Delcídio em um possível confronto com Nelsinho na briga pelo Governo do Estado.
Apesar dos entraves, Saraiva avalia que Zé Teixeira saiu entusiasmado da reunião porque ele e Mandetta concordaram com o que foi proposto. O vereador acredita que o deputado continuará no partido.