Buscar

23/06/2023 às 16:31, Atualizado em 23/06/2023 às 13:23

Para comemorar 115 anos de migração japonesa, Hashioka realiza sessão solene Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” na Alems

Para o parlamentar, que é descendente de japoneses, a distinção honrosa é uma forma de agradecer e enaltecer o papel desempenhado pelos migrantes japoneses em Mato Grosso do Sul e sua importância para a sociedade.

Cb image default
Deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil). Foto - Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias)

Em comemoração ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, celebrado em 18 de junho, e em homenagem aos 115 anos da migração japonesa no Brasil, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) irá realizar na próxima quarta-feira, 28, sessão solene de outorga da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. O evento acontecerá no Plenário Deputado Júlio Maia, da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas.

Proposta por Hashioka e aprovada na Alems, a Resolução 6/2023, de 1º de junho de 2023, criou a Comenda denominada “Terra do Sol Nascente”, em referência à origem da palavra “Japão” (Nippon), que significa origem do sol. Constituída de Medalha e Diploma, a honraria será concedida pela Assembleia Legislativa à personalidade integrante ou descendente de japoneses, bem como a entidades pertencentes à colônia nipônica que prestaram relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense.

Desde sua chegada ao Brasil há 115 anos, os nipo-brasileiros muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Brasil e fortalecimento das relações entre os dois países, sendo Mato Grosso do Sul a terceira maior colônia japonesa do Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Paraná, primeira e segunda maiores, respectivamente.

Para o parlamentar, que é descendente de japoneses, a distinção honrosa é uma forma de agradecer e enaltecer o papel desempenhado pelos migrantes japoneses em Mato Grosso do Sul e sua importância para a sociedade. “Fico feliz em realizar a sessão em homenagem à comunidade nipo-brasileira e torná-la um evento permanente na Casa de Leis, visto que, até então, só tínhamos eventos pontuais na Assembleia”, enfatizou Hashioka.

Fonte: Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.