Publicado em 11/10/2012 às 09:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Onevan anuncia o fim da carreira política

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

O fim de uma era. Derrotado nas urnas deste domingo 7 de outubro em Naviraí pelo seu sobrinho Léo Matos (PV), o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) anunciou sua aposentadoria. Durante entrevista a imprensa após apuração dos votos, o parlamentar informou que terminará seu sétimo mandado como deputado e não disputará mais a reeleição.“Lamento e ao mesmo tempo tiro um peso de minhas costas. Não absorvo este resultado como minha derrota, pois tinha um projeto de governo que iria contemplar Naviraí. (…) Declaro aqui nos microfones destas emissora que minha carreira política termina neste dia. Não serei candidato a reeleição como deputado.Onevan informou ainda que o seu escritório em Naviraí será fechado para atendimento para população. “Quem perdeu não fui eu, foi a cidade. Agora cobrem mais saúde, cobrem mais infraestrutura para a cidade do prefeito”, disse.HISTÓRIA POLÍTICAO deputado Onevan José de Matos nasceu no dia 17 de dezembro de 1942, no município de Frutal, Minas Gerais. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales, em São Paulo, pelo MDB. Chegou em Naviraí, então Mato Grosso, no ano de 1975 para exercer a sua profissão: advogado. Em 1978, logo após a divisão do Estado, foi eleito deputado estadual constituinte, participando da elaboração da 1ª Constituição de Mato Grosso do Sul.

Em 1983, tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, o deputado Onevan pediu licença à Assembleia para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, renunciou o mandato parlamentar em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura.
Em 1996 concorreu as eleições a prefeito de Naviraí sendo derrotado pelo ex-prefeito Euclides Fabris (in memorian). Em 1998 é eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito em 2002. Em 2006, Onevan de Matos conquistou o sexto mandato parlamentar. Desde 2009 integra a bancada do PSDB no parlamento estadual.
JUSTIÇAA Câmara Municipal de Naviraí rejeitou as contas do Executivo referentes ao período em que o deputado era prefeito e condenou o parlamentar à perda dos direitos políticos. Foi candidato a vice-prefeito de Naviraí em 2008 pelo PDT junto com Pavão. Ambos foram derrotados. Agora, em sua última tentativa de retornar a prefeitura de Naviraí foi derrotado pelo seu sobrinho Leandro Peres de Matos (Léo Matos - PV). Tio e sobrinho mantém cortadas.
Fonte: Portal do MS