Publicado em 18/08/2022 às 14:40, Atualizado em 18/08/2022 às 15:43
Com investimento de R$ 19.755.227,38, a obra está dividida em três frentes de trabalho
Seis meses após o governador Reinaldo Azambuja assinar a ordem de serviços, a obra de pavimentação da MS-010 avança com três frentes de trabalho e um trecho já asfaltado.
O movimento de máquinas ao longo dos 11 km de estrada entre o distrito de Rochedinho e Furnas do Dionísio deixa os produtores e moradores esperançosos com a melhoria da infraestrutura.
Aproximadamente 90 famílias da comunidade quilombola dependem diretamente da agricultura familiar e a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Furnas do Dionísio, Vera Lúcia Rodrigues dos Santos, 40 anos, comemora a chegada do asfalto. “A estrada asfaltada será muito importante na hora do deslocamento, pois os produtores passam por essa rodovia para vender os produtos em Campo Grande. Com o asfalto, esse deslocamento será mais fácil também para quem vem para a comunidade para comprar”, comemorou.
Sem condução própria para levar o que produz para vender na cidade, Edson Abadio espera que com o asfalto o fluxo de clientes aumente na comunidade. “O asfalto vai melhorar, pois os clientes virão comprar os produtos aqui. É mais fácil vir pegar aqui”, analisou. Já o comerciante Sebastião Gerônimo dos Santos, 71 anos, relata as dificuldades de transitar na estrada de chão, principalmente em dias de chuvas. Ele considera a obra “uma melhoria muito grande”. “O carro patinava e até atolava às vezes, é um problema que atrapalha dependendo do momento em que está passando”, disse.
O asfalto não beneficiará apenas a comunidade quilombola, mas também os produtores ao redor. Ivo José Inácio, 69 anos, é um deles. Arrendatário de aproximadamente 60 hectares de uma propriedade rural, Ivo tem uma plantação de milho à beira da MS-010. Em pleno período de colheita, o produtor rural recorda as dificuldades que já enfrentou na estrada de chão e comemora a melhoria. “Já passamos muitos perrengues nessa estrada, carregando maquinários, trazendo insumos, transportando a produção. Com o asfalto vai ficar muito bom”, disse.
Com 81 anos, há 73 Raimundo Francisco Agostino mora na região onde tem uma chácara. Ele recorda com orgulho o tempo em que seu pai chegou à região com a família. “Meu pai desceu para cá em 1948 em um carro de boi”, disse durante a conversa carregada de lembranças antigas como a da “jardineira mista” (veículo antigo que transportava passageiros), que vinha de Campo Grande e desembarcava em Rochedinho. “A estrada sempre foi muito difícil, mas agora ‘estamos no céu’ e com esse asfalto vai melhorar muito”, comemorou.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a pavimentação da MS-010 vai permitir que o progresso chegue à comunidade quilombola e região, garantindo boas condições de trabalho aos produtores locais e, consequentemente, desenvolvimento para o Estado. “Relatos como os dos moradores de Furnas do Dionísio e região mostram que nosso trabalho está no caminho certo. Focamos em levar infraestrutura que garanta melhor qualidade de vida não só para quem mora na região urbana, mas também no campo”, disse.
A obra
Com investimento de R$ 19.755.227,38, a obra está dividida em três frentes de trabalho e aproximadamente 1 km de asfalto já foi implantado a partir do trecho urbano do distrito de Rochedinho. Ao longo dos primeiros 5 km da estrada as equipes trabalham, principalmente, na execução e lançamento de base, serviço que antecede a pavimentação asfáltica.