Buscar

19/01/2017 às 10:27, Atualizado em 19/01/2017 às 09:30

NOVA ANDRADINA: Simted se reúne com prefeito Gilberto Garcia para apresentar reivindicações da categoria

Reajuste salarial, plano de saúde para os trabalhadores da educação e a volta dos professores pedagogos em sala de aula foram alguns dos temas discutidos.

Cb image default
Foto - reprodução assessoria Sinted

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina (Simted) se reuniram com o prefeito municipal Gilberto Garcia nesta quarta (18) para apresentar e entregar a nova gestão municipal a pauta de reivindicações da categoria.

O Sindicato esteve representado pelo seu presidente Edson Granato e outros dois membros da diretoria, Madalena Lopes e Marina de Oliveira. Durante o encontro, Granato teve a oportunidade de ressaltar os problemas enfrentados pelos professores e administrativos na rede municipal de ensino e pediu o empenho da nova administração no sentido de avançar em alguns pontos como a equiparação dos salários do servidores municipais com o do Estado, cuja defasagem é de mais de R$ 600,00.

Ainda na questão dos vencimentos da categoria, o Simted solicitou que o reajuste concedido em março, fosse retroativo ao mês de janeiro, conforme a lei nº 11738/2008, do piso salarial nacional com iniciação na carreira no nível médio.

Com relação a esses pontos, Gilberto Garcia disse que devido as limitações orçamentárias, o aumento salarial não deve ser superior a inflação do período, neste primeiro ano de gestão e será retroagido se o orçamento permitir fazê-lo a todos os servidores e não apenas à educação.

O compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral de implantação de um plano de saúde aos trabalhadores da educação também foi tratado na reunião. Neste quesito, o prefeito manteve a sua palavra e disse que no próximo ano isso deve sair do papel. “Vamos fazer o mais rápido que pudermos”, afirmou Garcia.

De pronto, o prefeito garantiu que a gestão democrática compartilhada será colocada em prática no próximo ano, que os professores pedagogos da educação infantil serão lotados nas suas respectivas vagas e que, caso houver a necessidade de prorrogar as datas dos concursos públicos vigentes, isso deverá ser feito. Conforme o atual chefe do executivo se tiver vaga pura, serão nomeados para os cargos na educação infantil e ensino fundamental, e o concurso com vigência até março será prorrogado.

Outros temas como a aplicação dos recursos do Fundeb, cumprimento da lei de difícil acesso, a possibilidade de adotar o sistema de seis horas de trabalho corridas para os funcionários administrativos da educação e o cadastro de convocação de professores também foram abordados.

Para o presidente Edson Granato, a conversa foi franca e muito produtiva. “O prefeito Gilberto mostrou que está aberto ao diálogo com a categoria e que cumprirá seus compromissos ao longo dos quatro anos de governo. Fomos recebidos em seu gabinete e discutimos ponto a ponto nossas demandas. Isso é muito positivo. No entanto, temos que nos manter unidos, na luta para garantir nossos direitos e uma condição melhor para toda a categoria”, finalizou o professor.

Um novo encontro será agendado nos próximos meses, quando o prefeito Gilberto Garcia se posicionará a respeito de todos os temas discutidos, de forma oficial. No âmbito do sindicato, uma reunião será marcada nos próximos dias com os servidores municipais da educação para repassar todas as informações pertinentes a reunião.

Reunião com o Secretário de Educação, Fábio Zanata

Após o encerramento da reunião com Gilberto Garcia, o presidente Edson Granato foi recebido pelo secretário Fábio Zanata, onde também apresentou as reivindicações da categoria.

Muito receptivo, Zanata disse que analisará toda a pauta e deverá fazer os levantamentos necessários para que o prefeito tome as medidas mais acertadas para a melhoria da qualidade do ensino em Nova Andradina.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.