Buscar

12/12/2016 às 19:43, Atualizado em 12/12/2016 às 23:01

NOVA ANDRADINA: Seminário discute Políticas Públicas de Segurança Alimentar

Organizado pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Cb image default

Experiência bem sucedida de Nova Andradina foi apresentada durante seminário

Foto: Thiago Odeque/PMNA

Nova Andradina sediou na última sexta-feira (09), no Assentamento Santa Olga, o Seminário de Avaliação de Políticas Públicas no Território da Cidadania do Vale do Ivinhema. Organizado pela Universidade Federal da Grande Dourados em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, o evento reuniu gestores dos municípios de Batayporã e Taquarussu, além do município sede.

“O seminário permitiu que fossem feitas as avaliações quanto às políticas públicas de Segurança Alimentar, visando debater a alimentação adequada no âmbito do município e no território da cidadania”, ressaltou a professora doutora da UFGD, Angélica Magalhães.

Segundo Angélica, diversos pontos de vistas foram levados em consideração durante as palestras e painéis. “Foi uma oportunidade de gestores, agricultores, assessores técnicos, agentes públicos de compras, nutricionistas e merendeiras apresentarem suas sugestões, críticas e visões positivas desta política”, reforçou.

De acordo com a nutricionista Marcia Lamberti, do setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, a experiência bem sucedida de Nova Andradina, integrou a programação. “Temos uma equipe empenhada que, somada à determinação do prefeito Roberto Hashioka, tem oferecido o melhor para os nossos alunos”, ressaltou.

Segundo a nutricionista, ao longo dos últimos três anos, o setor da Agricultura Familiar foi impulsionado no município, com formações, assessoria técnica e compras públicas, política que beneficiou diretamente a merenda escolar de Nova Andradina. “A legislação determina que 30% das compras públicas para atender a merenda escolar sejam da Agricultura Familiar, índice que praticamente dobramos em Nova Andradina”, menciona.

“Os agricultores contribuem para o desenvolvimento regional, têm seus produtos familiares valorizados, são incentivados à organização, cooperação e formalização, além de serem incluídos social e economicamente”, conclui a nutricionista.

PROGRAMAÇÃO – Foram debatidos no evento: Políticas Públicas e Desenvolvimento de Território (Prof. Dr. Caio Chiarello), Compras Públicas de Alimentos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Prof. Dra. Angélica Magalhães), Panorama da Aquisição Nacional de Alimentos, por processo de Compra Direta para o PNAE, nos últimos 5 anos (Prof. Alberto Giovani de Souza) e avaliação do Processo de Compra Direta da Agricultura Familiar para o PNAE nos municípios do Território da Cidadania do Vale do Ivinhema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.