A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina em parceria com a SOGOMAT-SUL e Secretaria Estadual de Saúde, realizaram nos dias 04 e 05 de novembro, o projeto de educação continuada itinerante, por meio de oficinas teórico-práticas em hemorragias pós parto, hipertensão gestacional e LARC´s (Long Acting Reversible Contraception) que são métodos contraceptivos reversíveis de longa ação. Essas opções são seguras para evitar a longo prazo uma gestação não planejada, sem a necessidade da intervenção diária da paciente e sem prejudicar a fertilidade no futuro.
A finalidade do curso é capacitar o grupo formados por profissionais, médicos e enfermeiros, que atuam na área de planejamento familiar, contracepção, pré-natal e parto. Além da implementação do protocolo de LARC´s aprovado pela SES/MS, com a capacitação teórico-prática na oficina e prática real em pacientes.
No dia 04 aconteceu na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul). Já no dia 05, na Clínica da Mulher, houve a parte prática de inserção de larcs. Foram atendidas 80 mulheres com inserção de diu de cobre, diu hormonal e implante subdérmico. Estes métodos estão disponíveis no SUS no nosso estado, obedecendo aos critérios do Protocolo Estadual de Larcs.
A mulher que deseja a inserção de um destes métodos ou que tenha dúvida pode procurar a sua ESF.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.