Publicado em 14/02/2013 às 07:12, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Reitor da UEMS discute desafios da instituição com vereadores

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, esteve em Nova Andradina em reunião com os vereadores

Redação, Assessoria

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, esteve em Nova Andradina. Na oportunidade ele participou de uma reunião com os vereadores, quando fez uma explanação dos trabalhos e atividades da instituição, os planos de expansão de cursos superiores, e ainda discutir possíveis parcerias. Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, vereadores Valter Yasunaka, Ricardo Lima, Quemuel de Alencar, Edson Tolotti, gerente da UEMS de Nova Andradina, Sonner Arfux de Figueiredo, e o professor Ney Azambuja, da assessoria da UEMS. O reitor Fábio Costa informou que a UEMS hoje possui 54 cursos disponíveis, em 15 campus no Estado, e a instituição passa por um processo de reformulação. Fábio Costa informou ainda que 93% dos recursos recebidos pela UEMS estão comprometidos com folha de pagamento, fator que vem dificultando promover novas ações nos campus da instituição. “Neste mês, devemos quitar as dívidas, e começamos a caminhar a partir deste ponto”, expôs o reitor. Entre os compromissos da UEMS, estão em equipar, visando proporcionar mais qualidade aos cursos oferecidos. Estão sendo preparados cursos de capacitação para os servidores, e estão sendo feitos estudos visando o crescimento dos cursos. Estão sendo adquiridos novos livros, computadores de última geração, reforço na infraestrutura da UEMS, aquisição de um ônibus, e ampliação de oferta dos cursos de educação à distância, de acordo com o reitor. Para Nova Andradina, que possui cerca de 290 acadêmicos no campus, está em andamento a construção de mais um bloco. “A palavra de ordem hoje é a parceria. O fortalecimento da UEMS não depende apenas da administração central, precisamos entender os benefícios que a instituição traz para a cidade”, defendeu o reitor.

Entre os assuntos abordados, destaque para a cultura orgânica. O reitor Fábio Costa irá apresentar o presidente da Associação Brasileira de Produtos Orgânicos (ABPO), Leonardo de Barros, para propor desenvolvimento de projeto em parceria com os assentados. A proposta é executar projeto similar ao que é desenvolvido em Glória de Dourados, com o curso de Agroecologia, com grande sucesso, gerando renda aos participantes de até R$ 2,5 mil/mês. O vereador Edson Tolotti aproveitou para convidar o reitor e o presidente da ABPO para participarem do seminário sobre cooperativismo, que será realizado no dia 19 de março no Assentamento Santa Olga.
Fonte: Bete Lopes / Assessoria