Desenvolvendo o tema "Cenario atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo", a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quarta-feira (13), no Centro de Convivência do Idoso a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento foi aberto por apresentações artísticas de alunos da Escola de Educação Especial "Raio de Sol", mantida pela APAE. Interpretando músicas sertanejas, o Coral "Um Sopro Para Ir Além" abrilhantou o ato; o momento de abertura ainda contou com o grupo de pagode "Sem Preconceitos", também composto por alunos da educação especial.
A Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc; a Câmara de Vereadores esteve representada pelo vereador Fábio Zanata; o ato de abertura oficial contou ainda com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Mato Grosso do Sul, Telma Prado Matos, da secretária de Assistência Social, Delma Prado e da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Elisabete Zanetti.
Segundo a secretária Delma Prado, a Conferência é um espaço para a participação ampla da comunidade, que têm como objetivo reunir representantes do governo e da sociedade civil para mapear as demandas da pessoa com deficiência. "Aqui, vamos elencar os principais desafios e decidir as prioridades para atendermos com maior eficiência e com a dignidade devida, as pessoas portadoras de deficiência", disse.
Já a palestrante, Telma Prado Matos, salientou a importância do processo de consulta e deliberação realizado pela Conferência. "Neste encontro, a sociedade tem papel fundamental na construção, implementação e promoção das políticas públicas. O nosso compromisso enquanto gestores, é o de garantir a ampla participação e o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para elaborarmos as estratégias de atuação, tendo em vista o combate às desigualdades e a todos os tipos de discriminação", considerou a subsecretária de Estado.
Já o prefeito de Nova Andradina, apontando para o participante Kleber da Silva Guntendolfer, o Passoka, paraplégico em decorrência a acidente de trânsito, que o protagonismo da pessoa com deficiência vai além da participação em conferência. "O nosso amigo Passoka é uma referência de que a pessoa com deficiência deve buscar ocupar os espaços de decisão e de poder. E quem governa tem que ter a sensibilidade de ouvir as demandas e por em prática as propostas elencadas", disse Gilberto Garcia.
Fonte - Assessoria
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.