Publicado em 10/04/2013 às 19:21, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Projeto desenvolvido auxilia jovens na escolha profissional

“Mês das Profissões” visa apresentar diferentes áreas de atuação

Redação, Assessoria

Coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), o ProJovem Adolescente, do Governo Federal, tem possibilitado o ingresso de diversos jovens no mercado de trabalho. Neste sentido, em parceria com a FINAN, o programa iniciou neste mês uma série de ações voltadas para as áreas de aprendizado e de incentivo à prática dos diferentes ramos da computação no cenário profissional atual.

Além disso, a parceria também tem possibilitado aos jovens palestras dirigidas à tomada de decisões, com o objetivo de despertar o interesse na profissão que os mesmos pretendem seguir.A iniciativa conta ainda com o projeto Menor Aprendiz,  que foi realizado em três etapas no plenário da Câmara Municipal, com os temas: preparando-se para uma entrevista de emprego, como manter-se no emprego e como crescer profissionalmente. De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia, o objetivo destas ações tem como meta tornar o jovem cada vez mais apto a enfrentar a vida com bons elementos que subsidiem seus desempenhos profissionais. “Para isso, é necessário que estejam conscientes da realidade que enfrentarão em um mundo competitivo, mas com amplas possibilidades de criarem sua independência cidadã, financeira e social”, complementou a secretária.
Mês das Profissões
As palestras visam levar aos jovens diferentes práticas para auxiliá-los no momento de definir sua profissão. “Este projeto baseia-se numa prática norte-americana que leva profissionais às escolas para palestrar sobre sua profissão”, acrescentou Maria Eugênia.
“No ProJovem temos alunos da faixa de 15 a 17 anos ainda sem definir uma profissão de nível médio ou superior que gostariam de seguir carreira, pois eles têm muitas dúvidas ainda na hora da escolha”, detalhou a gestora. 
O projeto “Mês das Profissões”, segundo a secretária, irá auxiliar, motivar e esclarecer dúvidas dos estudantes quanto as diferentes carreiras que pretendem ingressar. “Queremos que o adolescente tenha esclarecimentos sobre as variadas profissões e se envolvam com questionamentos aos palestrantes”, concluiu.