Publicado em 16/11/2016 às 16:30, Atualizado em 16/11/2016 às 14:12
Premiado na 9ª edição do prêmio “Prefeito Empreendedor”, Hashioka integra comitiva de sete gestores brasileiros em missão técnica ao Chile e à Argentina.
Vencedor da 9ª edição do prêmio “Prefeito Empreendedor” com “O Melhor Projeto da Região Centro-Oeste”, o prefeito Roberto Hashioka integra a partir desta sexta-feira (18), missão técnica para a Argentina e Chile. Organizada e custeada pelo Sebrae, a viagem, que reúne apenas sete gestores brasileiros, se estenderá até o dia 27 de novembro e tem como proposta, conhecer as experiências bem-sucedidas implementadas em ambos os países, em especial, as ações locais voltadas ao empreendedorismo.
Para o prefeito Roberto Hashioka, a conquista do prêmio “Prefeito Empreendedor” e sua integração à missão técnica internacional, referenda o empreendedorismo de Nova Andradina, além de consolidar o município como inovador. “A somatória de esforços de servidores públicos municipais, da classe empresarial e da sociedade nova-andradinense, resultou na inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, tema que sempre tratamos como prioridade, desde o início de nosso mandato”, ressalta.
“Estou imensamente feliz em integrar essa missão técnica composta por gestores que, empreendedores, elevaram o patamar de seus municípios como inovadores. Me sinto honrado por esta conquista, que é fruto do empenho e dedicação de toda a equipe de nossa administração e que coloca o nome de Nova Andradina em destaque internacional, o que muito nos orgulha”, complementa.
PROGRAMAÇÃO MISSÃO TÉCNICA | O deslocamento do grupo de gestores para a Argentina acontece na sexta-feira (18). No sábado (19), a equipe técnica do Sebrae reúne os prefeitos para reunião de alinhamento. A primeira escala da missão técnica acontece no domingo (20), na cidade argentina de Carlos Keen. Nesta Vila Rural da Província de Buenos Aires, a comitiva terá acesso ás atividades turísticas desenvolvidas no meio rural e aos produtos e serviços que resgatam e promovem o patrimônio cultural da localidade. A programação segue com visitação à Prefeitura de Buenos Aires, referência como “Cidade Digital” e em Gestão Ambiental. A visita acontece no dia 21 de novembro, com o tema “Inovação e Sustentabilidade”.
No Chile, dia 23 de novembro, o grupo visita a Superintendência de Insolvência e Re-empreendedorismo. Com o tema “Desburocratização e Formalização”, terão acesso às leis que estabelecem procedimentos simplificados de liquidação de ativos e início de novos empreendimentos. Na mesma data, visitam a Startup Chile, exemplo de iniciativa pública que investe em Startups locais e internacionais e que tem transformado a economia e o sistema empreendedor chileno.
Com foco nas “Compras Governamentais”, a comitiva se reúne com a instituição “Chile Compra”, em Santiago, no dia 24 de novembro. A instituição, gere o sistema de contratações públicas no país. O grupo também se reunirá com o Serviço de Cooperação Técnica, entidade privada no âmbito do Ministério da Economia, Desenvolvimento e Turismo, dedicada a apoiar as micro e pequenas empresas e empreendedores do país.
No dia 25 de novembro, os gestores brasileiros conhecem os municípios de Valparaíso (Primeiro Porto Comercial do País – Patrimônio Cultural da Humanidade) e Viña del Mar (Capital Turística do Chile). No sábado, 27, acontece a Reunião de Encerramento da Missão Técnica e no domingo, a comitiva retorna ao Brasil.
PREFEITO EMPREENDEDOR | Na Etapa Nacional da 9ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, Hashioka conquistou a premiação “Melhor Projeto da Região Centro-Oeste”. Na Etapa Estadual, foi premiado nas categorias “Inovação e Sustentabilidade”, “Melhor Projeto”, além do troféu “Atores do Desenvolvimento”.
O Prodinan – Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização do município de Nova Andradina, tem como alicerce o desenvolvimento econômico, industrial, social e tecnológico do município, além de estimular o adensamento de cadeias produtivas regionais e elevar a incorporação de novos conhecimentos, tecnologia e inovação.
Como desdobramento ao Prodinan, o município também implementou o Probatec, Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação, ferramenta desenvolvida pela Finova e que reforça as ações do Executivo com foco no desenvolvimento. A iniciativa conta com a adesão de Universidades Públicas e Privadas e demais instituições do Sistema S.
O município também implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, iniciativa que tem assegurado um tratamento diferenciado aos negócios locais, aperfeiçoando ferramentas no sentido de garantir esse tratamento, desburocratizando e modernizando os processos de trabalho para o crescimento e o desenvolvimento local das microempresas e das empresas de pequeno porte.