Publicado em 19/03/2013 às 19:44, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Com três instituições públicas de ensino superior, Nova Andradina também tem se destacado na oferta gratuita de cursos profissionalizantes. Além das capacitações oferecidas pelo Governo Municipal, a cidade conta ainda com o apoio de empresas e de outras instituições para a qualificação da mão-de-obra local.
A busca por cursos que correspondam à demanda do mercado de trabalho e o incentivo à implantação de novas indústrias tem sido a tônica das reivindicações do prefeito Roberto Hashioka. À frente do Executivo municipal, o gestor já determinou o início de capacitações voltadas para as mais variadas áreas.
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), por exemplo, é responsável por disponibilizar uma série de cursos através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Por meio da secretaria, o Governo Municipal também oferece oportunidades aos jovens através de programas como o Jovem Aprendiz, ProJovem Trabalhador, Pronatec entre outros. Desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o projeto Mulheres Mil também é uma alternativa de capacitação.
Conforme determinação do prefeito Roberto Hashioka, as iniciativas visam contemplar desde trabalhadores a empresários. É o caso do programa Nascer Bem. A qualificação é desenvolvida em parceria com a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) e oferece capacitação gratuita para aqueles que sonham em abrir o próprio negócio.
Com o apoio do Governo Municipal, a oferta de cursos profissionalizantes foi ampliada com a Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A carreta-escola está localizada no estacionamento do Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid), outro braço da prefeitura para a qualificação da mão-de-obra.
Também presente no município, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem levado conhecimento a profissionais tanto da área urbana, quanto rural. Os cursos contemplam diversas áreas do segmento e capacitam trabalhadores para atuar nos mais variados ramos da indústria.
Já em parceira com a multinacional francesa Saint-Gobain, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente (Semdi), oferecerá nesta semana treinamento pioneiro no município.
Os cursos também serão realizados em uma carreta-escola com profissionais das empresas Brasilit (Telhas), Weber (Argamassas) e Norton (Lixas, discos de cortes e desbastes).
O público alvo são pedreiros, pintores, carpinteiros, mestre de obras, empreiteiros, engenheiros, arquitetos, estudantes e vendedores. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-3664 ou (67) 3441-1400.