Publicado em 19/03/2013 às 19:44, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Prefeitura investe em qualificação profissional

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

Com três instituições públicas de ensino superior, Nova Andradina também tem se destacado na oferta gratuita de cursos profissionalizantes. Além das capacitações oferecidas pelo Governo Municipal, a cidade conta ainda com o apoio de empresas e de outras instituições para a qualificação da mão-de-obra local.

 

A busca por cursos que correspondam à demanda do mercado de trabalho e o incentivo à implantação de novas indústrias tem sido a tônica das reivindicações do prefeito Roberto Hashioka. À frente do Executivo municipal, o gestor já determinou o início de capacitações voltadas para as mais variadas áreas.

 

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), por exemplo, é responsável por disponibilizar uma série de cursos através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

 

Por meio da secretaria, o Governo Municipal também oferece oportunidades aos jovens através de programas como o Jovem Aprendiz, ProJovem Trabalhador, Pronatec entre outros. Desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o projeto “Mulheres Mil” também é uma alternativa de capacitação.

 

Conforme determinação do prefeito Roberto Hashioka, as iniciativas visam contemplar desde trabalhadores a empresários. É o caso do programa “Nascer Bem”. A qualificação é desenvolvida em parceria com a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) e oferece capacitação gratuita para aqueles que sonham em abrir o próprio negócio.

 

Com o apoio do Governo Municipal, a oferta de cursos profissionalizantes foi ampliada com a Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A carreta-escola está localizada no estacionamento do Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid), outro braço da prefeitura para a qualificação da mão-de-obra.

 

Também presente no município, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem levado conhecimento a profissionais tanto da área urbana, quanto rural. Os cursos contemplam diversas áreas do segmento e capacitam trabalhadores para atuar nos mais variados ramos da indústria.

 

Já em parceira com a multinacional francesa Saint-Gobain, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente (Semdi), oferecerá nesta semana treinamento pioneiro no município.

 

Os cursos também serão realizados em uma carreta-escola com profissionais das empresas Brasilit (Telhas), Weber (Argamassas) e Norton (Lixas, discos de cortes e desbastes). 

 

O público alvo são pedreiros, pintores, carpinteiros, mestre de obras, empreiteiros, engenheiros, arquitetos, estudantes e vendedores. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-3664 ou (67) 3441-1400.