Buscar

11/07/2024 às 10:00, Atualizado em 10/07/2024 às 23:30

NOVA ANDRADINA: Pré-candidatura de Vicente Lichoti obtém maioria, mas não é consenso em Federação

Por Marcos Dan, PT abre divergência e decisão vai para a Comissão Executiva Estadual da FE Brasil

Cb image default
Foto - Divulgação

A Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), composta por PT, PV e PCdoB, deverá lançar candidatura própria nas eleições que vão definir em 6 de outubro o novo chefe do Executivo Municipal, entretanto, o nome da agremiação de partidos, segue indefinido após líderes partidários da esfera local não chegarem a um consenso.

A Resolução Nacional da FE Brasil orienta que em cidades onde não há segundo turno, a escolha do nome deve ser celebrada em consenso, posição não alcançada em Nova Andradina. Entre os três presidentes federados, Vicente Lichoti (PCdoB) contou com o apoio do presidente do Partido Verde, Júlio César Magalhães, pré-candidato a vereança, e da presidente de seu partido, Suely de Souza Rocha, contrariando o desejo do presidente do PT, Luiz Tadao, que defendeu Marcos Dan.

A definição do pré-candidato a prefeito pela FE Brasil, agora segue para as instâncias superiores (estadual e ou nacional). Como critério, os representantes dos partidos na Comissão Executiva Estadual indicaram a realização de uma pesquisa de opinião pública, para consumo interno, para bater o martelo frente ao impasse que atrasa a definição em Nova Andradina.

Nova Andradina é o único município do Estado em que o PCdoB pleiteia a indicação da candidatura majoritária pela Federação, tendo o nome do ex-vereador Vicente Lichoti como aposta do partido. Já o PT defende que o empresário Marcos Dan deve ser o 'Cabeça de Chapa' na corrida pelo Paço Municipal. Pela legislação eleitoral, as federações partidárias só podem concorrer com uma só chapa majoritária.

PSB segue com Vicente

O PSB, que deverá lançar chapa proporcional em Nova Andradina, indicou apoio à pré-candidatura Vicente Lichoti. No entanto, o apoio dos socialistas à FE Brasil não deverá ser confirmado, caso o nome do PT seja o escolhido para a disputa majoritária. Dirigentes do PSB defendem que o nome do ex-vereador é mais competitivo e alinhado com as demandas atuais do município.

Com informações da assessoria do Vicentinho

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.