Publicado em 30/11/2016 às 16:00, Atualizado em 30/11/2016 às 15:29
Início do movimento em Nova Andradina foi referência para outros municípios.
A Câmara de Vereadores de Nova Andradina encerrou as programações alusivas ao movimento “Novembro Azul” com palestra após a sessão ordinária deliberativa da última segunda-feira (28). A atividade foi coordenada pelo vereador Sandro Hoici (DEM), que é médico urologista.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa difundir informações aos homens sobre o câncer de próstata, além de desmistificar a enfermidade, uma vez que ainda existe preconceito em relação a ela. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada seis homens, um possui a doença.
O médico acrescentou que o câncer de próstata é mais comum a partir dos 50 anos de idade e que a cada ano surgem 69 mil novos casos da doença no Brasil, o que equivale a quase oito por hora, conforme a pesquisa divulgada pelo INCA. Já outros estudos mostram que mais da metade dos homens nunca sequer procurou um urologista.
“A prevenção é fundamental para uma vida saudável, especialmente para envelhecer com saúde. Além de exames orientados pelo urologista, os diagnósticos, se feitos precocemente, são essenciais para um tratamento com maiores chances de cura”, ressaltou Sandro Hoici. Este é o segundo câncer que mais atinge os homens.
Para melhorar os índices de diagnóstico e cura, o vereador reiterou a relevância do movimento. “É uma campanha mundial, mas que começou a tomar corpo no Brasil recentemente. Em Nova Andradina, no ano de 2013, tivemos a iniciativa de realizar a primeira edição, que serviu de referência para que o Novembro Azul fosse desenvolvido em outras cidades”, concluiu.