Publicado em 28/11/2016 às 19:39, Atualizado em 28/11/2016 às 23:27
A reunião aconteceu na sexta-feira (25), na reitoria da UFMS, em Campo Grande.
Em audiência com o novo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Augusto Santos Turini, o prefeito eleito Gilberto Garcia e Newton Luiz Oliveira (Nenão) articularam a implantação de dois novos cursos universitários no campus de Nova Andradina na área de engenharia.
A reunião aconteceu na sexta-feira (25), na reitoria da UFMS, em Campo Grande, com as presenças do ex-governador, André Puccinelli e do deputado estadual, Eduardo Rocha.
Os cursos pleiteados são de engenharia civil e engenharia de produção. Segundo o prefeito eleito, Gilberto Garcia, as tratativas para trazer os cursos a Nova Andradina tiveram início desde 2011, quando esteve reunido com o ex-senador Antonio Russo e o então ministro da educação, Aloisio Mercadante. Em 22 de novembro 2013, através da resolução nº 81, foi aprovado a criação desses cursos. Porém, até o momento não saiu do papel.
Agora, com a ascensão do novo reitor, Marcelo Turini, e a união de forças políticas, esse projeto poderá se tornar realidade. “O reitor Turini se prontificou a entregar um projeto de implantação ao governador do estado até a próxima terça (29). Portanto, existe a vontade do reitor de instalar os cursos aqui, dependendo agora da articulação política. Assim, de imediato, o ex-governador Puccinelli tranquilizou o reitor e garantiu que pilotaria essa tarefa”, explicou Garcia.
Essa articulação política deverá ser feita por André Puccinelli junto ao deputado federal, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e aos três senadores da república por MS, Waldemir Moka, Simone Tebet e Pedro Chaves. Os representantes do Estado na esfera federal intermediarão diretamente junto ao Ministério da Educação para garantir a instalação dos cursos. “Essa gestão política é para garantir que os recursos para essa finalidade sejam colocados no orçamento da união e recebam a autorização do ministro Mendonça Filho. Estamos muito confiantes que até 2017 ou no mais tardar em 2018, os novos cursos estejam implantados”, assegurou o futuro prefeito, Gilberto Garcia.
E Nenão completou: “O reitor quer, nós queremos e a força política está conspirando a nosso favor, vamos trazer mais essa conquista para Nova Andradina”.