Publicado em 13/04/2022 às 17:00, Atualizado em 13/04/2022 às 18:19
A Moção de Apoio 14/2022 foi apresentada nesta terça-feira (12), na 7ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa
A Câmara de Vereadores de Nova Andradina encaminhou moção de apoio ao Projeto de Lei 950/2021, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), que institui a Semana Nacional de Mobilização, Conscientização e Estímulo à Adoção da campanha contra o Imposto Rosa, a ser celebrada anualmente na semana que compreender o dia 15 de abril.
A Moção de Apoio 14/2022 foi apresentada nesta terça-feira (12), na 7ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, pelas vereadoras Márcia Lobo (MDB), Gabriela Delgado (PSB) e Cida do Zé Bugre (PL), que integram a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Nova Andradina.
“O Imposto Rosa é o custo suplementar atribuído aos artigos femininos, mas que é análogo ao dos homens. Assunto muito pouco enfrentado, o custo a mais pago pelas mulheres é gritante e merece ser abordado e diminuído”, ressaltaram as parlamentares em trecho da moção enviada ao senador.
A critério de comparação, as vereadoras citaram estudos que mostram essa diferença na prática. Entre os exemplos, as parlamentares citaram produtos de higiene pessoal, como shampoo e condicionador, que chegam a ser 48% mais caro para as mulheres, desodorantes (3%) e sabonetes (6%).
“Também é importante lembrar que, historicamente, mulheres pagam impostos mais altos quando analisadas as devidas violências simbólicas do campo socioeconômico, por isso é tão importante à aprovação e criação da Semana Nacional de Mobilização, Conscientização e Estimulo à adoção da campanha contra o Imposto Rosa”, ressaltaram.