Publicado em 17/05/2013 às 17:09, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Em visita ao IFMS, Hashioka destaca Município como pólo em educação

“Queremos colocar as universidades dentro da prefeitura”, afirmou o prefeito

Redação, Assessoria

Acompanhado pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Marcus Aurélius Stier Serpe, o prefeito Roberto Hashioka visitou o campus da instituição em Nova Andradina – o primeiro a entrar em funcionamento no Estado. Na oportunidade, o gestor conheceu todas as instalações da unidade e destacou o fortalecimento do município como pólo em educação. “Temos hoje a UEMS que foi implantada em 1994 e a UFMS a qual tivemos a oportunidade de trazer em 2008. Desta forma, Nova Andradina, somado às instituições particulares, é um grande pólo estudantil. Essa condição alavanca a economia, promove um desenvolvimento social muito grande e, principalmente, proporciona um futuro para os nossos jovens e as nossas crianças”, ressaltou o prefeito. A vinda de Marcus Aurélius a Nova Andradina integra o projeto Reitoria Itinerante, que tem o objetivo de aproximar a Reitoria dos câmpus. Também participaram da visita o diretor do câmpus Jarba Miranda e os pró-reitores Ivan Domingues (Administração), Marcelina Maschio (Ensino e Pós Graduação), Luiz Simão (Pesquisa e Inovação) e Carla Burdzinski (Extensão e Relações Institucionais), além da secretária de Educação Nair Russo e do presidente da Câmara Newton Luiz de Oliveira e os vereadores Quemuel de Alencar e Valter do Anzai. 

Em 2013, o câmpus de Nova Andradina formará as primeiras turmas do ensino médio integrado desde a instalação do instituto em Mato Grosso do Sul. Convidado para ser o patrono dos formandos dos cursos de Informática e Agropecuária, Roberto Hashioka destacou o processo de implantação do IFMS no município que foi iniciado durante a sua segunda gestão à frente da prefeitura. 
“Naquela oportunidade nós trabalhamos, contamos com o apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul, mas principalmente com a sensibilidade do professor Marcus Aurélius que à época já estava nomeado para ser o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O que era uma obra inacabada se transformou em mais uma instituição pública de ensino superior para Nova Andradina”, relembrou o prefeito.
Com o objetivo de dinamizar a administração pública, o chefe do executivo municipal também pontuou a necessidade de proporcionar uma conexão entre prefeitura e universidades. “Desde o início de nosso mandato eu coloquei para os nossos secretários a nossa determinação de colocarmos as universidades dentro da administração”, reforçou Hashioka.
“Os convênios de estágio serão realizados para que possamos estar aproveitando os jovens, dando a oportunidade de adquirirem experiência. Para a municipalidade também é importante pela otimização, pois um jovem capacitado, que frequenta a universidade, possui varias qualidades técnicas para desempenhar suas atividades”, complementou o prefeito.