Buscar

19/03/2025 às 09:30, Atualizado em 19/03/2025 às 18:59

Nova Andradina e outros 21 municípios podem perder recursos do PAC-Saúde, alerta Deputado Vander

O prazo para regularizar as pendências termina dia 15 de abril

Cb image default
Foto - Gabriel Paiva

Os gestores municipais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 15 de abril para publicar os editais de licitação das obras contempladas pelo PAC-Saúde. Caso contrário, os recursos destinados a Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outras unidades poderão ser redirecionados para outros estados.

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) alerta para a urgência do prazo e reforça o compromisso do mandato em auxiliar os municípios nesse processo. "Sabemos o quanto a saúde no interior é essencial, e o governo federal está cumprindo sua parte. Agora, é fundamental que os gestores municipais façam sua parte para garantir esses investimentos. Estamos à disposição para ajudar e evitar que qualquer recurso seja perdido", destacou o parlamentar.

Vander Loubet reforçou a necessidade de atuação conjunta entre governo federal e municípios para garantir a execução das obras. "Esses recursos são fundamentais para fortalecer a saúde pública e melhorar a infraestrutura das unidades de atendimento. Não podemos deixar que esse investimento saia do nosso Estado por falta de cadastro ou de publicação do edital de licitação. O prazo está correndo, e é essencial que os prefeitos e secretários municipais regularizem as pendências", afirmou.

Além do suporte oferecido pelo mandato, o Ministério da Saúde disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas pelo WhatsApp (61) 99847-2334 ou e-mail ([email protected]).

Para garantir a liberação dos investimentos, os municípios devem manter atualizado o Sistema de Monitoramento de Obras. No Mato Grosso do Sul, 22 cidades ainda possuem pendências no cadastro e precisam agilizar os trâmites:

Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bonito, Campo Grande, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Juti, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Selvíria, Sidrolândia, Tacuru e Três Lagoas.

“A saúde da população não pode esperar”, finaliza Loubet.

Outro lado

Via assessoria de imprensa da prefeitura, o secretário municipal de Administração, Hernandes Ortiz, garantiu que o município, não irá perder nenhum recurso provenientes de emendas parlamentar. Segundo ele, a licitação esta agendada para esta quinta-feira, dia 20 de março e administração ira cumprir todos os requisitos exigidos dentro do prazo.

O Nova Noticias, apurou que o recurso a ser destinado será utilizado para a construção de uma Unidade de Saúde Básica, no bairro Monte Carlo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.