Publicado em 18/05/2013 às 07:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Nova Andradina debate Pacto Nacional pela Alfabetização

Encontro entre professores alfabetizadores visa proporcionar reflexões sobre a prática pedagógica

Redação, Assessoria

O município de Nova Andradina recebe na quinta-feira (16) o 5º encontro dos professores alfabetizadores inseridos no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  O encontro aconteceu na Escola Municipal Mundo da Criança e contou com a presença das professoras orientadoras Maria Cleide Davi Nogueira e Cristiane Soler Ribeiro.O programa é uma iniciativa do Governo Federal e visa que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Em Nova Andradina, a medida é desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec). A exemplo de projetos já implantados pelo Executivo municipal, o programa atua na perspectiva de proporcionar uma educação inclusiva, garantindo o direito de aprendizagem a todas as crianças.

De acordo com a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, em 2013 os professores irão trabalhar com Linguagens. No próximo ano será a vez de os educadores intensificarem a aprendizagem da Matemática aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme). 
A gestora também destacou a iniciativa e frisou o apoio do prefeito Roberto Hashioka para o programa. “Este pacto é um ganho para Nova Andradina e para os professores, pois as oficinas vêm de encontro com as expectativas dos educadores e traz uma reflexão sobre a prática pedagógica, além de apontar medidas que podem fazer a diferença na sala de aula”, enfatizou. 
Entre as metas estabelecidas está a formação continuada e presencial de professores, incentivo aos docentes, distribuição e aumento dos recursos materiais, mobilização da sociedade, monitoramento e acompanhamento dos conselhos e aplicação de avaliações diagnósticas. 
 As realizações de provas externas, o incentivo para as escolas que mais avançarem e a gestão e monitoramento das ações em colaboração com os estados e municípios também são apontados pelo Ministério da Educação (MEC) como objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.