Publicado em 10/05/2012 às 10:50, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
A sessão foi na segunda-feira à noite.
A Câmara Municipal de Nova Andradina realizou na segunda-feira (07) a 12ª Câmara Itinerante e a 3ª Ação Comunitária no Assentamento Teijin. O evento aconteceu no Retiro do Poço e contou com a participação de moradores e lideranças do Assentamento Teijin.
A iniciativa da sessão itinerante é mostrar a essa comunidade que ela tem representatividade na Câmara de Nova Andradina, além de estreitar laços de confiança, para que unindo forças possamos viabilizar melhorias à população e principalmente a classe produtora, afirma Adriano Palopoli, Chefe do Legislativo, que destacou ainda a participação dos vereadores Vicente Lichoti, Maria Eugênia, Antonio Tomaz, Zé Bugre, Magrelo Brambila e Glauco Lourenço.
Durante a sessão, Adriano lembrou que apenas duas localidades receberam a Câmara Itinerante em duas edições, sendo o Distrito de Nova Casa Verde e o Assentamento Teijin, o que demonstra respeito aos moradores, pontuou.
Segundo Adriano, o objetivo da Câmara é dar demonstração de maturidade da política local, defendendo a implementação de projetos audaciosos que beneficiem a população e principalmente a classe produtora, fortalecendo a agricultura familiar e com isso melhorando a qualidade de vida das pessoas, enfatizou Adriano.
Representando os moradores, Edson Toloti, suplente de vereador e Gilson Aparecido Bonfim, integrante da direção Estadual do MST, fizeram uso da tribuna e na oportunidade reivindicaram a implantação de um ESF, a construção de escola, instalação de energia elétrica nos lotes que ainda não foram beneficiados pelo programa Luz para Todos, construção de estrada ligando a Comunidade 3 com a Comunidade 1, diminuindo em 20 Km o percurso do ônibus escolar e aquisição de calcário. Também foi sugerida a formação de uma comissão entre vereadores e lideranças do Assentamento Teijin, no intuito de viabilizar uma audiência com o prefeito municipal, além da criação da Secretaria de Agricultura e aquisição de patrulha mecanizada, dentre outras reivindicações.
Já em relação à ação comunitária, foram realizados atendimentos com a participação de colaboradores. O Banco da Gente levou até a comunidade orientações sobre as linhas de crédito através da agente de crédito Débora Fernandes de Lima.
O Procon informou e orientou sobre as relações de consumo e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, através de atendimento personalizado realizado pelo coordenador João Ramos da Silva Júnior. Também presente na Ação Comunitária, a Agência Pública de Empregos, intermediou pedidos de Seguro-desemprego, além de ter emitido Carteiras de Trabalho. Houve ainda uma ação que culminou na confecção de Carteira de Identidade em parceria com o Núcleo de Pericias de Nova Andradina.