Por 10 votos favoráveis e 2 contrários, foi aprovado na 13ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa desta terça-feira (09), o Projeto de Lei Ordinária 04/2023, de autoria de Fábio Zanata (MDB) e Ceará do PT. Lideranças da igreja católica e fiéis de todas as comunidades lotaram o Plenário Sidney Sanches e, em pé, sob aplausos e entoando hinos religiosos, comemoraram bastante.
Com a aprovação, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou a inclusão de Corpus Christi no calendário de feriados do Município.
Apesar da vitória expressiva e de todo entusiasmo da comunidade eclesiástica, antes de ser apreciado pelos vereadores, o projeto de lei gerou muitas polêmicas, debates nas redes sociais e reuniões com os setores da sociedade.
Os vereadores estiveram reunidos tanto com a Acina e Sinconova, entidades representantes dos comerciantes e industriários, contrárias a criação de um novo feriado, como também dialogaram com padres, diáconos, catequistas e católicos fervorosos, que defenderam a proposta.
“O projeto foi aprovado pela maioria, 10 votos favoráveis a 2 contra. Como presidente, só voto em caso de empate. Na Casa do Povo, a democracia sempre vence. A partir de agora, teremos mais um feriado municipal”, declarou o presidente Dr. Leandro. Votaram contra os vereadores Pedro Soares e Marcia Lobo.
A lei segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PL), tornando o ponto facultativo em feriado municipal obrigatório.
O Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre 21 de maio e 24 de junho, sempre em uma quinta-feira. A data remonta ao ato registrado na Bíblia, realizado por Jesus, na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos.
Fonte - Assessoria do Legislativo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.