Publicado em 13/06/2013 às 15:12, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Nova Andradina é destaque em ações e políticas para mulheres

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

O prefeito Roberto Hashioka recebeu nesta semana representantes da Subsecretaria da Mulher e de Promoção da Cidadania de Mato Grosso do Sul para debater a implementação das ações relacionadas ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.A visita tem o objetivo de mapear e diagnosticar as reais condições de funcionamento da rede de serviços de atendimento à mulher em situação de violência no Estado e integra o projeto “Monitorando o Pacto Nacional em Mato Grosso do Sul”, desenvolvido pela subsecretaria e que irá percorrer 24 cidades. O encontro em Nova Andradina foi realizado no gabinete do Chefe do Executivo e contou com a presença da socióloga Dayane Arruda e da consultora em Políticas Públicas Ermelinda de Melo. “Nova Andradina está avançada em suas políticas, principalmente em suas ações de rede, que estão bem articuladas”, afirmou Emerlinda. 

Na oportunidade, Roberto Hashioka elencou atividades desenvolvidas pelo Executivo municipal durante suas duas gestões à frente da prefeitura (2001 a 2004 e 2005 a 2008). Entre elas, o gestor destacou a implantação do Centro de Atendimento à Mulher Nova Vida e a primeira Delegacia de Atendimento à Mulher do interior do Estado. 
De acordo com Dayane Arruda, as visitas visam verificar a efetivação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, firmado em 2009. “Pretendemos analisar como essas políticas estão sendo desenvolvidas, desde a aplicação da Lei Maria da Penha até os direitos humanos das mulheres”, frisou.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Jozeli Chulli, e Cidineia Medeiros, do Conselho da Mulher, também participaram do encontro com o prefeito Roberto Hashioka. “Temos uma facilidade grande em trabalhar, pois temos o respaldo do Governo Municipal e o apoio do Poder Judiciário”, destacou Jozeli.
As ações realizadas pelo Governo Municipal, por meio da secretaria, foram reforçadas pela consultora. “Nova Andradina é o único município do Estado que conta com uma secretaria específica. O que vemos aqui é que as mulheres estão dando continuidade aos processos, o que demonstra a credibilidade dos serviços”, acrescentou Emerlinda.