Publicado em 24/12/2025 às 09:00, Atualizado em 24/12/2025 às 08:39

Mutirão oftalmológico reduz filas e devolve qualidade de vida a mais de 500 pacientes de Nova Andradina

Ação integrada entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado garantiu procedimentos de catarata e pterígio, ampliando o acesso à saúde especializada pelo SUS

Redação,
Cb image default
Divulgação

Com foco na redução das filas de espera e na ampliação do acesso à saúde especializada, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou no mês de dezembro as ações voltadas ao atendimento oftalmológico, garantindo mais agilidade e qualidade no cuidado com a população.

Nesse contexto, o município promoveu um mutirão oftalmológico que beneficiou mais de 500 pacientes com procedimentos de pterígio e catarata. A iniciativa está alinhada ao Programa MS Saúde, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias eletivas em todo o estado.

Os atendimentos foram realizados ao longo do mês de dezembro em unidades de referência nos municípios de Fátima do Sul e Bataguassu. Em Fátima do Sul, 415 pacientes foram contemplados, enquanto em Bataguassu o mutirão atendeu 86 pessoas. Ao todo, a ação garantiu atendimento a 501 pacientes, com investimento total de R$ 20 mil em procedimentos oftalmológicos.

O mutirão incluiu consultas e procedimentos especializados e integra as estratégias do Programa MS Saúde, lançado em maio de 2023, que beneficia usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 79 municípios sul-mato-grossenses. A iniciativa estadual tem promovido mutirões em diversas regiões, ampliando o acesso a especialidades como a oftalmologia, especialmente em cirurgias de catarata e pterígio, contribuindo para maior equidade e eficiência no atendimento em saúde.

Com essa atuação articulada com o Governo do Estado, a gestão municipal reafirma seu compromisso com uma política pública de saúde eficiente, humanizada e planejada, garantindo atendimento organizado, redução de filas e mais qualidade de vida para a população.

Com informações da assessoria