Faltando apenas um dia para o fim do prazo para análise dos registros de candidatura das eleições de outubro, a corrida eleitoral perdeu 28 nomes em Mato Grosso do Sul entre indeferidos e renunciados.
Das 593 pessoas que pretendiam concorrer, 545 passaram pelo crivo da Justiça Eleitoral e outros 12 aguardam julgamento, segundo o Campograndenews.
Conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o momento 19 candidaturas foram indeferidas. O número seria maior, mas sete candidatos entraram com recurso e seguem em campanha até que a questão seja novamente analisada pela Justiça Eleitoral.
Caso o indeferimento permaneça e a eleição já tenha ocorrido, os votos destes postulantes são invalidados. Os motivos que mais levaram a Justiça a indeferir os registros são a Lei da Ficha Limpa e ausência de requisito de registro.
Além disso, nove pessoas voltaram atrás e decidiram retirar seus nomes da disputa. Conforme o TRE-MS, mesmo renunciando todos eles devem prestar contas das respectivas campanhas até a data em que deixaram de concorrer.
Diante da atualização dos números a configuração das eleições em Mato Grosso do Sul fica com sete candidatos a governador disputando uma vaga, seis nomes ao Senado também para somente uma cadeira, 161 postulam os oito lugares na bancada federal sul-mato-grossense e 397 se candidataram às 24 cadeiras que compõem a Assembleia Legislativa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.