Publicado em 30/04/2012 às 13:01, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Mara Caseiro exalta odontologia como canal de sua ida à política

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) exaltou na última sexta-feira (27), durante sessão solene na Assembleia Legislativa, a odontologia como a porta de entrada para seu ingresso na política, lembrando que foi a sua profissão que a motivou a exercer diversos cargos eletivos em Mato Grosso do Sul. Cirurgiã dentista, a deputada e outros profissionais do ramo foram agraciados com a Medalha da Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico pelo CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul)Em discurso emocionado, Mara lembrou que iniciou a carreira na cidade de Itaquiraí, mas fixou residência com seu consultório odontológico em Eldorado, onde enxergou a possibilidade de ajudar melhor as pessoas carentes sendo vereadora e depois prefeita. Segundo ela, foi em Eldorado onde teve a oportunidade de se relacionar e interagir com a população mais carente e para onde levou, após eleita prefeita, consultório odontológico equipados para todos os postos.
“A odontologia foi à porta para hoje eu estar aqui. Essa homenagem nos motiva a continuar batalhando em prol da odontologia e da saúde bucal da nossa população”, colocou a deputada em pronunciamento em nome dos homenageados.
Segundo ela, a solenidade estimula o profissional da área, já que existe este reconhecimento pelo que fizeram pela população, principalmente a mais carente.
Apesar de destacar a odontologia como uma das mais respeitadas entre as demais profissões, devido à dedicação de seus profissionais, Mara sugeriu a necessidade de avançar ainda mais em termos de estrutura visando melhorar o atendimento à população em todos os municípios do Estado.
“A nossa odontologia avançou muito, não tenho dúvida disso, mas ainda temos muito que avançar e nesse contexto eu quero parabenizar a equipe do CRO, que dá o esteio para que os nossos profissionais estejam onde eles estiverem sejam valorizados”, elogiou.
Mara sugeriu o início de uma campanha visando mudar o conceito dos gestores municipais em relação a diferença que percebem um dentista de um município para outro.
“Às vezes é uma diferença gritante, a diferença que percebe um dentista com relação ao médico, são conceitos que a gente vai ter de começar a mudar, vamos abraçar essa causa para que a gente possa fazer de fato a isonomia entre as profissões, entre os profissionais, entre os municípios. Sei que tivemos muitas conquistas, mas ainda temos muito que conquistar”, continuou.
Ela considerou de extrema importância o programa Brasil Sorridente que prevê a criação de laboratórios de prótese, mas lamentou o fato de 75% dos idosos do País ainda serem desdentados e que entre adultos de 30 a 40 anos o índice chega a 40%, o que totaliza 8 milhões de pessoas necessitando de prótese dentárias, conforme dados do governo federal. “Mas tem que chegar onde mais precisa que é no nosso interior”.
SOLENIDADE A entrega da Medalha foi instituída em 1999, e desde então a cerimônia é realizada todo ano.
O presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Ailton Diogo Morilhas, lembrou que a homenagem foi criada na gestão em que ele era presidente do CRO-MS. “Nós criamos para homenagear os profissionais que se destacam na Odontologia. É uma forma de prestigiar quem sempre lutou pela saúde da população”.
A medalha é a maior honraria que o Conselho entrega aos cirurgiões-dentistas e demais profissionais que trabalham em prol à Odontologia.
“Essa noite me enche de orgulho. É muito importante quando nós fazemos homenagem a quem merece, a quem trabalhou e ainda trabalha pela Odontologia”, aponta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.
Além de Mara, foram homenageados com a comenda o técnico em prótese dentária, Altamir Souza, o empresário, Francisco Itenagoras de Almeida e os cirurgiões-dentistas Clarindo Santos de Rezende, Inês dos Santos Porto, Jeferson Adão de Almeida Matos, Maria Marizete Santos Belchior dos Reis, Ramão Moacir Machado, Silvano da Silva Silvestre e Suzi Magali Moura Vendas.
Prestigiaram a homenagem, entre outros, o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, o conselheiro Ricardo Cabral, representando o TCE (Tribunal de Contas do Estado), vereadores de Eldorado e familiares dos homenageados.