Buscar

12/01/2022 às 09:35, Atualizado em 12/01/2022 às 10:59

Lula vence Bolsonaro em popularidade digital, mostra levantamento

Férias do presidente em Santa Catarina pegaram mal nas redes sociais

Cb image default
Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula, do PT, venceu o presidente Jair Bolsonaro, do PL, no quesito popularidade digital, no ano de 2021, diz levantamento da Quaest Consultoria.

Conforme os dados do Índice de Popularidade Digital, o IPD, Bolsonaro perdeu pontos nos primeiros dias de 2022, quando esteve de folga, em Santa Catarina. No entanto, recuperou popularidade nas redes sociais, quando da internação em São Paulo, em razão de uma obstrução intestinal.

Segundo a Folha de São Paulo, o presidente da República liderou o índice em quase todo o ano de 2021. Lula, lidera pesquisas de intenção de voto, chegou a ultrapassar a popularidade digital de Bolsonaro em curtos períodos e, desde seu giro pela Europa em novembro, assumiu a dianteira.

Notoriedade

Em dezembro, segue a Folha de SP, Lula ganhou pontos no IPD ao participar de um jantar com o ex-governador de SP, Geraldo Alckmin. Ele é cotado para ser vice do petista.

Internação

A internação de Bolsonaro aumentou a popularidade dele nas redes, depois de baixa, em razão das críticas de tirar férias e não visitar áreas afetadas pelas chuvas no sul da Bahia.

O site diz que a internação de Bolsonaro, motivou filhos e apoiadores do presidente em relembrar a facada sofrida em setembro de 2018, cujo o autor, Adélio Bispo, está preso. Os pedidos de orações nas redes sociais também motivaram a alta na popularidade digital.

Comoção

É a segunda vez, segue o site, que uma internação alavanca o IPD de Bolsonaro. Em julho, o presidente subiu cerca de 25 pontos devido ao problema de saúde, num contexto de desgaste por acusações de corrupção na CPI da Covid e protestos de rua da oposição. Na internação mais recente, o IPD do presidente, que estava na casa dos 40 pontos, foi para 54.

Dados recentes

Bolsonaro marcou 52 pontos no IPD, na segunda-feira (10), contra 60,3 de Lula. Ciro Gomes (PDT) está em terceiro, com 24,6 pontos, seguido de Sergio Moro (Podemos), com 18,8.

O IPD mostra ainda que as redes sociais reagem mal em relação às folgas do presidente. Bolsonaro viajou a São Francisco do Sul (SC) no último dia (27) para passar o Réveillon com a primeira-dama Michelle e a filha mais nova, Laura. Antes do Natal, ficou no Forte dos Andradas, em Guarujá (SP), entre os dias 17 e 23.

As cenas de descanso na praia e os passeios de moto aquática chegaram a constranger aliados e membros do governo federal. A hashtag #BolsonaroVagabundo entrou na lista de "assunto do momento" do Twitter.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.