O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Mato Grosso do Sul na próxima quarta-feira (4) para formalizar um acordo histórico entre indígenas e fazendeiros em Antônio João, região sul de MS. A iniciativa irá consolidar a pacificação da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, cenário de intensos conflitos fundiários nos últimos anos.
A confirmação é da deputada federal Camila Jara (PT/MS), que irá acompanhar o presidente durante sua passagem pelo Estado.
A visita presidencial ocorre pouco mais de dois meses após a audiência de conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Na ocasião, representantes das comunidades indígenas e dos proprietários de terras deram um passo importante para resolver o impasse sobre o território em questão, que envolve reivindicações de demarcação há décadas.
O acordo é visto como um marco para a justiça social e a pacificação em Mato Grosso do Sul, Estado que concentra alguns dos conflitos fundiários mais emblemáticos do País. Essa será a terceira visita de Lula ao Estado neste ano. Em abril, o presidente esteve em Campo Grande para inaugurar a exportação de carne à China.
Em junho, Lula passou pelo Pantanal, para acompanhar os trabalhos no combate aos incêndios florestais no bioma.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.