Buscar

17/11/2022 às 07:51, Atualizado em 17/11/2022 às 11:52

Lula se reúne hoje com organizações civis brasileiras na COP 27

O presidente eleito, Lula (PT), falou, nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, na COP27 durante evento do Brazil Climate Action Hub, grupo criado por organizações da sociedade civil para discutir ações climáticas.

No pronunciamento, Lula defendeu uma governança global para cumprimento das decisões e compromissos relacionados ao clima.

O petista disse que os fóruns da ONU "não podem continuar sendo discussões teóricas intermináveis" e que muitas vezes as decisões "nunca são levadas a sério ou nunca são cumpridas".

"Às vezes tenho impressão de que as decisões precisam ser cumpridas se a gente tiver um órgão de governança global que possa decidir o que fazer, porque se depender das discussões internas do Estado nacional, no Congresso Nacional, muitas coisas aprovadas sobre o clima não serão colocadas em prática."

O presidente também disse que, além da responsabilidade fiscal, é preciso pensar em responsabilidade social e que, além meta de inflação, é preciso ter meta de crescimento.

"Eu fui fazer um discurso para os deputados e eu fazia o discurso que eu dizia na campanha, sabe? Que não adianta falar em responsabilidade fiscal, a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social", disse o presidente eleito.

Lula se referia a um discurso feito a parlamentares aliados em 10 de novembro, quando disse que as pessoas 'são levadas a sofrer' para que o governo garanta estabilidade fiscal no país.

A fala levou a uma reação negativa do mercado financeiro. O dólar fechou com alta de mais de 4%, a maior para um dia desde março de 2020, e analistas apontaram que um dos fatores foi a declaração do presidente eleito.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.