Publicado em 14/12/2024 às 08:17, Atualizado em 13/12/2024 às 23:26

Lula publica vídeo caminhando no hospital e diz estar 'firme e forte'

O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça.

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução

Segundo o último boletim médico, divulgado pelo Hospital Sírio Libanês na tarde desta sexta-feira, dia 13 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está 'lúcido e orientado', se alimentou normalmente e caminhou pelos corredores do hospital.

Cirurgia na cabeça

O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça.

O sangramento foi resultado da queda que ele sofreu no banheiro de casa em 19 de outubro. Na ocasião, ele bateu a nuca e levou cinco pontos.

Na quinta (12), ele passou por um procedimento pós-operatório complementar. No fim do dia, o dreno intracraniano que havia sido colocado no local da cirurgia de terça foi retirado.

A previsão de alta está mantida para o início da semana que vem, na segunda ou terça-feira. Segundo a equipe médica, o exame neurológico do presidente está normal. A única recomendação é de repouso relativo para que ele não faça esforço físico e evite estresse emocional.

Os médicos têm reiterado que Lula não ficará com nenhuma sequela e que as funções neurológicas dele estão preservadas.

A intervenção feita na quinta foi um complemento à cirurgia de terça e teve caráter preventivo para evitar um novo sangramento. "A chance de [o hematoma] se refazer é baixa", disse o neurologista Rogério Tuma.

Com informações do Portal g1