Publicado em 25/12/2025 às 11:05, Atualizado em 25/12/2025 às 10:34
O presidente também abordou o combate à violência contra a mulher, a saída do Brasil do Mapa da Fome e exaltou programas sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o seu último pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quarta-feira (24). O chefe do Executivo abordou temas como o fim do imposto de renda descontado no salário, Tarifaço, violência contra a mulher e fim da escala 6x1.
O presidente Lula iniciou seu discurso definindo 2025 como um ano histórico e desafiador para o Brasil, destacando que todos aqueles que jogaram contra o país, acabaram perdendo.
"Um ano em que o povo brasileiro sai como o grande vencedor", disse o presidente.
O chefe do Executivo destacou a saída do Brasil do Mapa da Fome em 2025, viabilizada pela retomada do Bolsa Família. O presidente também destacou a saída de 1,9 milhão pessoas do programa, após a conquista de melhores condições de vida.
O presidente citou como uma das conquistas de seu governo, o fim da cobrança do imposto de renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5.000, medida que entrará em vigor a partir de 2026.
Os altos índices de criminalidade e violência no Brasil também tiveram destaque no pronunciamento do presidente, que exaltou as operações da Polícia Federal contra facções criminosas.
O chefe do Executivo também afirmou que lutará contra a violência contra a mulher, prometendo liderar um grande esforço nacional, envolvendo ministérios, instituições e toda a sociedade brasileira.
"Nós, que somos homens, devemos fazer um compromisso de alma. Em nome de tudo que é mais sagrado, seja um aliado", completou o presidente.
Sobre o Tarifaço, imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, o líder político afirmou que este foi um desafio inédito, superado pelo país.
"Mostramos ao Brasil e ao mundo que somos do diálogo, da fraternidade e não fugimos à luta. Mostramos a diplomacia, protegemos nossas empresas e evitamos demissões. Negociamos o fim do Tarifaço e ultrapassamos agora em dezembro a marca de 500 novos mercados para os nossos produtos. Nossa soberania e nossa democracia saíram vencedores e o povo brasileiro venceu."
Um dos assuntos mais discutidos em 2025, o fim da escala 6x1 foi abordado como uma promessa do presidente, que afirmou se tratar de uma demanda do povo, a ser transformada em realidade.
O presidente ainda exaltou programas sociais implantados este ano, como a CNH do Brasil, o Gás e Luz do Povo e a retomada do Minha Casa, Minha Vida.