Publicado em 08/01/2023 às 17:10, Atualizado em 08/01/2023 às 21:42
Milhares de pessoas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal na tarde deste domingo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, na tarde deste domingo, 8, intervenção federal no Distrito Federal contra os atos terroristas que ocorrem em Brasília. Milhares de pessoas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal nesta tarde. A intervenção terá duração até 31 de janeiro.
Lula criticou os atos realizados na capital federal e chamou os manifestantes de “fascistas”. Ele ressaltou que os financiadores e os suspeitos de integrarem os grupos serão presos.
A intervenção federal significa que a Segurança Pública do Distrito Federal será de responsabilidade da União. O presidente nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.
O petista ainda acusou a Polícia Militar do DF de ajudar os manifestantes na passeata e culpou o governo de Ibaneis Rocha pela falta de segurança na região da praça dos Três Poderes.
Com informações das agencias de noticias
Invasão
Vídeos compartilhados pelos radicais nas redes sociais mostram o momento da invasão e o rastro de destruição causado pelos bolsonaristas. Vidraças quebradas, mesas destruídas e pichações foram registrados.