Buscar

19/09/2022 às 14:02, Atualizado em 19/09/2022 às 13:03

Justiça Eleitoral suspende pesquisa do Instituto Verita para Governo de MS

Falta de dados foi indicado como fator para suspensão da pesquisa para Governador; ontem a Justiça Eleitoral também derrubou pesquisa do Ipec/TV Morena

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul) suspendeu a divulgação da pesquisa do Instituto Verita LTDA, que divulgava dados relacionados as intenções de votos ao Governo do Estado pelo site do próprio órgão. A decisão foi publicada neste domingo (18) e indica a falta de dados para suspender.

Ontem a Justiça Eleitoral também suspendeu a pesquisa IPEC (antigo Ibope), contratada pela TV Morena, para a disputa ao Governo do MS, com o mesmo argumento.

A coligação ''Trabalhando por um Novo Futuro'' alegou que o levantamento para o cargo de Governador no Estado de Mato Grosso do Sul, sob o número MS-02521/2022, com prazo para divulgação em

15/09/2022 não atendeu os requisitos legais, e que não houve a complementação quanto ao número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário.

A coligação pediu a concessão de tutela de urgência com o objetivo de proibir a divulgação do resultado da pesquisa de n. MS-02521/2022, sob pena de multa pelo seu descumprimento.

A alegação foi acatada pelo juiz eleitoral José Eduardo Chemim Cury sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

"A irregularidade apontada, até pode tornar a pesquisa irregular, posto que não foram informados, conforme consulta ao sistema PesqEle, os dados relativos ao número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário, apesar de todas as outras informações terem sido diligentemente entregues", diz trecho da decisão.

Para o magistrado diante do "perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, já que a pesquisa tinha a data de divulgação prevista para o dia 15/09/2022, não se podendo permitir a continuação de divulgação de pesquisa potencialmente irregular",

Dessa forma a pesquisa teve sua divulgação suspensa de forma imediata pelo TRE-MS.

Com informações do TopmidiaNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.