Publicado em 29/09/2012 às 11:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Justiça multa TV de Ratinho por propaganda em favor do filho candidato em Curitiba

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

A Rede Massa, retransmissora do SBT em Curitiba que pertence ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, foi multada em R$ 21 mil nesta quinta-feira (27) pela Justiça Eleitoral. A pena decorre de ação movida pela coligação do prefeito e candidato a reeleição Luciano Ducci (PSB), que questionou comentários do apresentador Paulo Roberto Galo durante o programa “Tribuna da Massa” no último dia 19.

No comentário, Galo defende Ratinho Jr. (PSC), filho do dono da emissora e candidato a prefeito de Curitiba das acusações feitas num panfleto atribuído a Ducci. Para atacar os aliados do prefeito, o apresentador usa o termo “cuecas de seda”, cunhado por Ratinho em comício ao lado do filho-candidato.

“Tem cueca de seda por aí que não quer largar a teta. Teve a coletiva, eu conversei com o pessoal e aí perguntei: Ratinho (Jr.), você ainda usa aquela pulseira que a sua mãe deu? Isso, eu fiquei nessa pulseira, de ouro, que o Ratinho (Jr.) usa, que a mãe dele deu de presente. A mãe dá de presente pro filho, e o filho faz o quê? Por amor à mãe, tá ali, é uma proteção, né, como se fosse um amuleto”, disse Galo.

No panfleto, um Ratinho Jr. ainda muito jovem aparece algemado. Para a campanha do candidato do PSC, trata-se de manipulação de uma foto da adolescência dele, em que a algema teria sido colocada, artificialmente, no lugar da pulseira de ouro que trazia no braço.

Galo prosseguiu. “Vocês são muito ruins, suas cuecas de seda. Vocês estão se cagando de medo, é? É por isso que vocês tão fazendo isso? Será que são pessoas que querem manter o poder a qualquer custo, denegrindo a imagem de um candidato? Será porque as pesquisas indicam a vontade do povo de Curitiba?”

Para os advogados da coligação de Ducci, a afirmação de Galo caracteriza "opinião de cunho eleitoral, em juízo de valor que desnatura sua obrigatória isenção. Assim, a emissora “infringiu o princípio da isonomia do pleito".

Em decisão proferida na quarta-feira (26) e publicada hoje, a juíza eleitoral Renata Estorilho Baganha acatou os argumentos da campanha do prefeito e multou a emissora em R$ 21.282.

“O programa em questão extrapolou seu dever de informação para (…) realizar verdadeira campanha favorável ao candidato Ratinho Jr.”, escreveu, na decisão.

Outro lado

A Rede Massa divulgou na noite desta quinta-feira uma nota oficial comentando o assunto. De acordo com o comunicado, a empresa trata de maneira igual todos os candidatos em seus programas, e "em nenhum momento houve tratamento privilegiado ou prejudicial a quaisquer candidatos". A empresa firma também que já entrou com recurso contra a decisão judicial. Leia abaixo a íntegra da nota.