Publicado em 02/09/2024 às 06:30, Atualizado em 01/09/2024 às 15:44

Influência de Bolsonaro é maior que a de Lula em Campo Grande e mais 8 capitais, diz Quaest

Pesquisa mediu o nível de influência de Lula e Bolsonaro nas eleições municipais de 21 capitais

Redação,
Cb image default

Lula e Bolsonaro / Fábio Vieira/Metrópoles

Pesquisa Quaest aponta que a influência de Jair Bolsonaro (PL) supera a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nove de 21 capitais nas eleições municipais deste ano. Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul, mostrou tendência para o político de direita.

Em Campo Grande, a influência de Lula caiu 11 pontos, de 30% para 19%; com isso, deixou o empate técnico com a de Bolsonaro, que oscilou positivamente de 30% para 34%, e agora é maior que a do atual presidente.

Para medir o nível de influência, a sondagem questionou aos eleitores se votariam em um desconhecido indicado pelo ex-presidente ou pelo atual chefe do Executivo.

Em Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Maceió, Porto Velho, Rio Branco e Rio de Janeiro o desempenho do ex-presidente foi melhor. Já Lula supera o ex-presidente em três capitais: Recife, Fortaleza e Salvador.

Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo e Porto Alegre registraram empate técnico entre os líderes. A margem de erro para a pesquisa é de três pontos percentuais.

No Centro-Oeste, há dados para 2 das 3 capitais: Cuiabá e Campo Grande. Bolsonaro está à frente em ambas. Ainda não há dados de Goiânia ;

Não dados disponíveis nas capitais Natal, Goiânia, Palmas, Teresina e São Luís.

A pesquisa, contratada pela TV Sergipe, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE-09990/2024.

Com informações do Portal Metrópoles