Publicado em 26/06/2024 às 07:30, Atualizado em 26/06/2024 às 01:16

I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde discute melhorias no SUS

Evento reuniu profissionais e comunidade para discutir melhorias no SUS e eleger delegados para conferências estadual e nacional

Redação,
Cb image default
Divulgação

A saúde pública de Nova Andradina foi o centro das discussões durante a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada nesta segunda-feira (24). O evento, ocorrido no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), contou com a presença de diversos profissionais da saúde e membros da comunidade.

A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Eduardo de Paula Gonçalves, representando o prefeito Gilberto Garcia, e pela vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaura Machado Macena. Luiz Eduardo destacou a relevância da conferência para a troca de experiências e a melhoria das práticas de gestão e educação em saúde. “A integração e um debate amplo e democrático são essenciais para fazer do SUS algo ainda melhor se todos nós estivermos integrados”, afirmou.

Izaura ressaltou que a participação ativa da comunidade é fundamental para construir um SUS mais justo e eficiente, onde cada cidadão tenha acesso a um atendimento de qualidade. “Esse é um espaço para ouvir e ser ouvido, garantindo que nossas necessidades sejam levadas em consideração”, sublinhou a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença de autoridades locais, como o presidente da Câmara, Leandro Fedossi, a palestrante Keila Regina de Oliveira e o gerente do campus local da UEMS, Sonner Arfux.

Os debates, que seguiram o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, abordaram maneiras de tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficaz, enfatizando a importância do envolvimento cidadão na busca por melhorias no tratamento e na qualidade de vida.

A dinâmica da conferência foi estruturada em três eixos temáticos: 1) Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; 2) Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e 3) Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção de saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos delegados que representarão Nova Andradina na Conferência Estadual e, posteriormente, na etapa nacional. Essa eleição é fundamental para garantir que as necessidades e propostas locais sejam representadas em fóruns maiores, assegurando uma voz ativa na construção de políticas públicas de saúde.